Leia as curtas da política de Brejo dos Santos

Conchavo
Uma fonte fidedigna me informou que o presidente municipal do PPS, o Diretor de esportes do município, Jailson Alves anda tentando fazer acordos políticos. A informação repassada a mim por essa fonte dá conta que Jailson está usando os dois vereadores eleitos de sua legenda (Carlinhos e Ralin) este último seu cunhado, para garantir seu emprego na Prefeitura, em troca os dois vereadores votará no candidato do prefeito eleito (Lauri) para presidente da Câmara (Leia-se Rinaldo Soares). A bem a campanha não terminou as articulações e os conchavos já começaram. Eita essa é a política nossa de cada dia, cada um puxando a brasa para sua sardinha.

Conchavo II
Essa mesma fonte me disse que o acordo para a eleição do novo presidente da Câmara foi feito entre Rinaldo Soares e Marcos Ferreira, os dois mais votados. No acordo ficou acertado que seria o presidente aquele que tirasse o maior número de votos. Será que os outros vão aceitar? Isso vai dar muita confusão, é bem provável que esse acordo não se mantenha, pois os outros vereadores não participaram desse conchavo e não deverão se submeter a ele. Vamos esperar, é bem provável que aconteça o mesmo que aconteceu a 4 anos atrás, quando foi preciso trazer um de lá, para evitar que os votos de car (6) fossem para lá e lá elege o presidente.

O trabalho faz a diferença
Lembro-me dos comícios realizados pela coligação de Lauri, todos eles eram grandiosos. A multidão tomavam de conta das ruas antecipando o resultado já previsto nas urnas, a vitória de Lauri Ferreira como prefeito de nossa terrinha. O trabalho de mais de 30 anos falou mais alto.

O trabalho faz a diferença II
Também não posso esconder que os comícios do candidato derrotado eram grandes, a diferença é que ele saiu de 100 votos para 1.703, ou seja cresceu durante a campanha. Dois fatores foram decisivos para essa votação, o primeiro foi o apoio do atual prefeito, o médico Luiz Vieira, o trabalho desenvolvido por ele nesses 4 anos rendeu frutos e esse trabalho refletiu no apoio ao Dedé (PT). O outro foi a luta de Lauri para ser candidato. Enquanto Lauri lutava, Dedé e Luiz faziam a campanha. Dr. Lauri só pôde se declarar candidato 10 dias antes do pleito.

Agora deu
A nova tática dos adversários de Lauri é sair pregando sistematicamente que a derrota deles está associada a compra de votos feita por Lauri. Tentam agora de todas as formas obscurecer a derrota nas urnas aplicada de forma livre por cada eleitor brejossantense. Lauri não estava com a máquina nas mãos! e o que explica esse crescimento estupendo de Dedé? Vocês com a resposta. Compra de votos por Lauri. Ah, manda outra essa não pega.

Bastidores
Informações recebidas por mim dão conta que viram Dedé e Valdelice ontem no Fórum de Catolé do Rocha, essa fonte me informou que existem conversas que eles vão entrar com uma AIJE ( Ação de Investigação Judicial Eleitoral ), contra o prefeito eleito. Resta saber o que eles vão alegar.

Vitória
O prefeito reeleito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), está entre os prefeitos de capitais mais bem sucedidos nas urnas nessas eleições. Com um percentual de 73,83% dos votos válidos, Ricardo Coutinho reeleito já no primeiro turno, trabalha agora para ser candidato ao governo da Paraíba em 2010.

Carlismo em queda livre
Os eleitores de Salvador deixou o neto de ACM no escanteio, pois é, ACM Neto que por muito tempo figurou nas pesquisas em 1º lugar, ficou em 3º nas urnas. A disputa continuará no segundo turno entre o atual prefeito João Henrique (PMDB) e o Dep. Federal Walter Pinheiro (PT).

Por falar em PT
O partido aqui, não conseguiu eleger nenhum representante para o legislativo, no entanto, conseguiu um votação astronômica na majoritária (leia-se Dedé). Para quem nunca teve cargo público, conseguir a votação que teve é de realmente ficar feliz.

Homem forte
O prefeito de Catolé do Rocha, o médico Leomar Maia, conseguiu fazer o seu sucessor. Edvaldo Caetano (PTB) mesmo partido de Dr. Leomar, que assim como Dedé nunca tinha passado pelo crive das urnas, conseguiu uma votação de mais de 8.800 votos, batendo Laurinho Maia e Lauro Maia com mais de 500 votos de maioria. Laurinho (DEM) rompeu com o esquema de Leomar já esse ano, quando quis disputar a prefeitura com o apoio do prefeito. Leomar beteu o pé e apresentou um candidato inexpressivo, mas que adquiriu expressividade durante a campanha.

Bom Sucesso
Já na vizinha Bom Sucesso, o candidato da prefeita Nevanda (PPS) tambérm levou. Gilson Cavalcanti (DEM) disputava a prefeitura pela 3ª vez. O democrata deu uma surra com mais de 1.500 votos de maioria no adversário. Em 2004 Gilson disputou com Nevanda que por sua vez tentava a reeleição. Não tendo ninguém no seu esquema político capaz de bate-lo, a prefeita se rendeu em apóia-lo.

2012
Ainda está longe, mas algumas pessoas já falam no nome do atual prefeito, Dr. Luiz para a disputa de 2012. Já conversei algumas vezes com ele e parece-me que realmente ele está muito interessado na vindoura disputa. Se tiver coragem, certamente enfrentará Dr. Lauri nas urnas, isso se não acabarem com a reeleição. Estou torcendo que esse enfrentamento aconteça, é briga de gente grande, dois médicos, um prefeito e um ex. Vamos ver quem é quem, quem tem mais força e voto. A reeleição é um plebicito, onde o prefeito se submete ao julgamento popular nas urnas.

Próxima governo
A expectativa é que Lauri Ferreira faça uma boa administração. É chegado o momento de Lauri mudar a forma de governar, o primeiro passo é escolher bons secretários para assessora-lo, pois uma administração só anda e dar frutos com gente capacitada. É preciso que prefeitura deixe de ser um cabide de empregos para aqueles que perderam eleição, prefeitura também não pode sirvir de balcão de negócios para acalentar interesses espúrios de quem quer que seja. Prefeitura deve estar a serviço do povo mais carente e humilde, sem fazer assistencialismo ou politicagem tentando votos, mas prestando serviços essênciais como saúde, educação, saneamento e cuidando bem da cidade. Se Lauri conseguir isso, sem dúvida será um grande prefeito e certamente sua reeleição estará garantida. Caso contrário, Luiz será seu calcanhar de Aquiles.

File Under:

0 comentários: