Uma análise sobre as eleições em Brejo dos Santos

Cidadania
Primeiro gostaria de parabenizar todos os eleitores de Brejo dos Santos, pela coragem de exercer sua cidadania, o comparecimento nas urnas foi maciço, apesar de ainda termos o bom número de eleitores que se abstiveram delas. No mais, o povo demonstrou soberania exercendo seu voto de maneira livre e democrática. Parabéns.

Justiça / Coligações
Apesar de reconhecermos que em alguns municípios da Paraíba, a Justiça Eleitoral tratou o pleito com mão de ferro com alguns exageros, aqui na 36º Zona Eleitoral, as decisões dos responsáveis pelas eleiçãos foram louváveis. Em Brejo dos Santos, as coligações em um ato de puro respeito uns aos outros, assinaram um termo de conduta no MPE (Ministério Público Eleitoral) para que cada candidato tivesse um dia sim dia não para organização de seus comícios. Parabéns também aos candidatos pela grandeza.

Votos nulos
Na minha opinião o número de eleitores que anularam seus votos nessa eleição foi um pouco elevado, foram 211. Comparando com o de Jericó que tem quase mil eleitores a mais, lá foram 159 nulos, isso mostra que muito gente estava desinformada sobre a seqüência do voto na urna.

Lauri
Dr. Lauri foi o candidato a prefeito vitorioso nesse pleito, ele como todo mundo sabe praticamente não fez campanha, já que teve que lutar com dois recursos em Tribunais (Leia-se TRE-PB e TSE) para garantir sua candidatura, o que só aconteceu faltando apenas 10 dias para o pleito. Foram 70 dias de sofrimento, angústia e depois as duas grandes vitórias no TSE e a principal a dada pelo o povo nas de forma livre e soberana.

Dedé
Diferente de Lauri, o candidato derrotado fez uma campanha profícua. Enquanto Dr. Lauri lutava com seus advogadas para ser candidato, Dedé trabalhava fortemente em sua campanha com ajuda declarada do atual prefeito, o médico Dr. Luiz Vieira. Para muitos a real explicação da votação que Dedé tirou nas urnas, saiu de uma candidatura inexpressiva e desacreditada para muitos, para uma candidatura vitoriosa no sentido de votos, já que no início achavam que ele era candidato de apenas 100 ou 150 votos, surpreendeu a todos e tirou l.703 sufrágios

Luiz, o prefeito
O prefeito magoado com o rompimento de Lauri a 4 meses das eleições, resolveu usar sua força e sua aceitação para enfrentar Dr. Lauri. Mesmo não sendo candidato, o médico Luiz Vieira conseguiu diminuir a grande diferença de votos que muitos achavam que Lauri dava em Dedé (lembro que no início diziam que Lauri dava uma surra de mais de mil votos). Luiz arregaçou as mangas como diz o jargão popular e terminou levando muita gente para as ruas nos comícios de seu candidato. Acho que se fosse Dr. Luiz o candidato, também teria perdido a eleição, acredito também que isso tivesse acontecido a maioria não seria a mesma, teria caído e muito, talvez ficasse na casa dos 200 votos de diferença. Lembro que a maioria de Lauri contra Dedé foi de 692 votos. Foi boa para uma candidatura de ultima hora.

Uma tempestade de votos
A chapa proporcional (vereadores) da coligação “Unidos pelo povo” (DEM, PMDB, PSDB) recebeu uma tempestade de votos nas urnas foi mais do dobro dos votos recebidos pela coligação dos candidatos de Dedé, 2.806 contra 1.318. Essa votação fez Dr. Lauri eleger maioria na Câmara, 7 contra 2. A explicação foi a junção do PMDB na chapa de Lauri que ficou com a Vice (leia-se Dr. Júnior, que lutou em duas eleições contra Dr. Lauri, mas que nunca obteve êxito em nenhuma). Mesmo com essa coligação com o PMDB, o partido só conseguiu eleger um representante para a Casa Livaldino Vieira da Silva, Neto de Lino e ainda na última colocação, por incrível que pareça. Se Demi entra! Neto tinha dado chauzinho. Sim, na outra, o vereador recebeu 398 votos, 1º lugar, nessa 261, uma queda impressionante de mais de 130 votos. Ufa, quase. . .

Rinaldo e Marcos
Desde o começo da campanha o que estava na boca do povo era a discuirsão de quem seria o mais votado. Uns diziam ser Rinaldo outros falavam em Marcos, até apostas surgiram a esse respeito. No final prevaleceu o resultado soberano das urnas e deu mesmo Rinaldo Soares com 380 votos, 10 a mais que Marcos Ferreira que ficou com 370. Eu também acreditava que Marcos batia Rinaldo e ficaria em primeiro, errei, Mas isso acontece principalmente nessa chapa onde a eleição é muito concorrida e disputadíssima. Parabéns aos dois campeãs de votos.

Surpresa
Duas surpresas aconteceram nessas eleições. A primeira foi a derrota de LIVACI DE MELO, um guerreiro, homem forte, persistente, trabalhador e acima de tudo honesto e dedicado ao povo. Livá que durante toda campanha foi acusado de não votar em Lauri, pois muitos acreditavam que por ser pai de Dedé não teria coragem de votar contra seu filho. Essa coluna em algumas ocasiões abordou isso, não por que estivesse acreditando nesses boatos, mas acima de tudo para informar e principalmente alertar os comandantes da campanha de Livaci das conversas que existiam nas ruas. Foi em algum momento acusado injustamente de fazer campanha contra ele. Longe de mim, jamais faria isso, pois torcia muito por Livá por que sei que ele é íntegro e honesto, também o respeito muito como amigo e companheiro. Como sempre faço nessa coluna, sempre apimentei os comentários, mas lembro que eles existiam mesmo. Livaci, gostaria de dizer que você não perdeu nada, quem perdeu foi o povo, peço que aceite o resultado supremo das urnas não esquecendo que você tirou uma expressiva votação 224. Já falei para muitos e vou dizer aqui, na próxima, você vem com tudo, tenho certeza. Levante a cabeça amigo e não se desanime. Sei que foi duro, mas isso é democracia. Por fim deixo um profundo abraço ao meu amigo Livá. Infelizmente os boatos de rua distorcem muitas coisas. As urnas mostraram a verdade e ninguém pode mais contestar.

Surpresa II
A outra, foi a eleição de Ralin que derrubando todas as expectativas conseguiu ser eleito. Ralin que fez uma campanha sem muitos gastos, deu a volta por cima deixando para trás figuras que os especialistas davam como certa suas vitórias, a exemplo de Demi e Livandino, este ultimo uma verdadeira decepção, pois quem não lembra que Livaldino governou Brejo dos santos por duas vezes. Livandino que é pai do candidato eleito Dr. Lauri tirou uma mixaria minguada de votos, 91. Demi como sempre uma grande votação, conseguiu 157, um herói para quem não tem patrocinador nem dinheiro para gastar na campanha. (Lembro que Demi se candidata pela 4ª vez consecutiva), nunca ganhou uma, sua maior votação foi verificada no pleito passado de 2004, obteve salve dúvidas mais 180 sufrágios. Será que Demizinho, como é carinhosamente chamado por seus amigos enfrentará outra?. Parece que o homem é teimoso. Vamos esperar para ver, ainda está longe para adiantar alguma coisa. Gostaria de lembrar que Demi esqueceu as propostas e partiu para o ataque a Lauri em palanque o que provocou uma debandada. Arromou muitas inimizades. Quem não se lembra dos discursos dele, principalemente no Olho d'águinha, onde inesperientemente falou tantas bobagens contra o médico Lauri Ferreira. Política não se faz assim. Vereador tem que entender que tem eleitor nos dois lados e eleitor apaixonado não tolera ataques ao seu prefeito. Demi deverá aprender. Sim, também quero parabenizar a Ralin pela bonita vitória.
Acordo
Soube nos bastidores que um acordo já teria sido feito há muitos dias. É que o Presidente da Câmara de Vereadores seria aquele que tivesse o maior número de sufrágios. Rinaldo Soares conseguiu, resta saber se esse acordo se manterá, ou se acontecerá uma reviravolta como aconteceu no início do mandato de Luiz que tinha apoio de 6 vereadores. O racha no grupo foi inevitável e o acordo feito parecido com esse não se concretizou. Foi necessário trazer um da oposição (Leia-se Noinho que na época era PMDB, um dos maiores rivais do grupo situacionista) para que o prefeito mantivesse a maioria, a oposição encolhesse e não elegesse o Presidente.
File Under:

2 comentários:

On 7 de outubro de 2008 às 14:01 , Anônimo disse...

PARABÉNS AO CANDIDATO ELEITO DR LAURI, ACHO QUE ESSA VITORIA NÃO FOI NENHUMA SURPRESA, PELO MENOS PARA MIM, JÁ CONTAVA COM ISSO.AH! NÃO POSSO ESQUECER DE PARABENIZAR O DEDÉ, CARAMBA, A VOTAÇÃO DELE ME SURPREEENDEU, NÃO CONTAVA COM UMA DIFERENÇA TAO POUCA DE LAURI PRA ELE, ACHAVA Q SERIA DE LAVADA MESMO, MAS PRO ADVERSARIO SER DEDÉ, POUCO CONHECIDO, E NUNCA TEVE CARGOS, EM COMPARAÇÃO A LAURI QUE É UM CACIQUE NA POLITICA DE BREJO, ACHEI MUITO POUCO VOTO.MAS COMO DIZEM O IMPORTANTE É GANHAR, MAS PARABÉNS AOS DOIS.
AGORA O QUE ME DEIXOU BASTANTE TRISTE FOI A DERROTA DE LIVÁ, ELE REALMENTE NÃO MERECIA, DOS POUCOS VEREADORES ELEITOS QUE FAZEM ALGUMA COISA POR BREJO A MUITO ANOS, ELE É UM DOS UNICOS, SEMPRE MUITO ESFORÇADO EM DEFESA DO POVO DE BREJO, FIQUEI MUITO CHATEADA, DOS QUE ESTÃO LÁ, ELE ERA O QUE MAIS MERECIA POR TODO O CONJUNTO DO SEU TRABALHO.MAS TEMOS QUE RESPEITAR A DECISÃO SOBERANA DO ELEITOR QUE DECIDIU POR OUTROS NOMES.PARABÉNS LIVAR, VC NÃO MERECIA PERDER, MAS CABEÇA ERGUIDA SEMPRE, DEUS É CONTIGO E CONTINUA COM A SUA LUTA EM DEFESA DOS BREJOSSANTENSES, EM BREVE VC ESTARÁ DE VOLTA.NUNCA DESISTA.
PARABÉNS AOS BREJOSSANTENSES QUE EXERCERAM SUA CIDADANIA COMPARECENDO EM MASSA NAS SUAS SESSÕES VOTANDO NAQUELE QUE MELHOR OS REPRESENTAM SEGUNDO O DESEJO DE CADA UM. É ISSO AÍ, DEMOCRACIA TEM QUE VALER.
ABRAÇO A TODOS DA TERRINHA.

JALÍVIA VERAS.

 
On 9 de outubro de 2008 às 15:18 , Anônimo disse...

EDIVAN, FIQUE SABENDO QUE SE O CANDIDATO FOSSE DR. LUIZ A CONVERSA SERIA OUTRA COM CERTEZA ELE TERIA LEVADO ESSA PELA ADMINISTRAÇÃO DESSE MANDATO, POIS LAUIRI NÃO FEZ EM 30 ANOS O QUE LUIZ FEZ EM 4 ANOS. AGORA DIGA SIM QUE O POVO ESTÁ ATRELADO AO HOSPITAL COMO SE ELE FOSSE DE LAURI, MAS EU QUERO DIZER A POPULAÇÃO DE BREJO DOS SANTOS QUE O HOSPITAL É NOSSO QUÉM PAGA OS FUNCIONARIOS SOMOS NÓS INCLUSIVE A LAURI.
EU QUERO DIZER TAMBÉM QUE LAURI JÁ TEVE VARIAS OPORTUNIDADES PARA GONVERNAR E NUNCA FEZ O QUE PRESTE AI FICAM DIZENDO QUE AGORA ELE VAI TRABALHAR MESMO, DEUS AJUDE, MAS NÃO ACREDITO, POIS A PANELA FEZ FOI AUMENTAR AGORA TEM A FAMILIA DE JUNIOR E QUEM VAI PAGAR É OS POBRES QUE NO MANDATO DE LUIZ TIVERAM VEZ E AGORA VÃO LEVAR UM PÉ NA BUNDA COMO LAURI SEMPRE FAZ.
MAIS VCS NÃO PERDEM POR ESPERAR....