Confira as quentes de Hoje (05) nas Faisqueiras

Despertador
Ainda estava dormindo quando o meu celular tocou, no outro lado, um amigo vereador mim chamando as pressas à Câmara de Vereadores. Ao chegar no recinto foi recepcionado por um grupo de parlamentares (Rinaldo Soares, Carlinhos, Ralinho e Neto de Lino). Ao cumprimenta-los, Rinado Soares, já adiantara a futura parceria aos nobres vereadores.

Chapa registrada
Foi informado que a chapa para a nova mesa diretora da Casa Livaldino Vieira da Silva, havia sido registrada a contra gosto de 2 vereadores (Noinho e Dr. Ezenildo). Recebi uma cópia do “TERMO DE REGISTRO DE CHAPA” e lá constava o nome dos futuros comandantes dos cargos da mesa diretora para o biênio 2009/2010. Deve ter alguém se doendo.

Chapa registrada II
A composição dos cargos ficou assim distribuída: PRESIDENTE: Rinaldo Soares (DEM) – 1º VICE-PRESIDENTE: Manoel Oliveira Neto (Ralinho – PPS) – 2º VICE-PRESIDENTE: Francisco Hélio de Oliveira – 1º SECRETÁRIO: Manoel dos Santos Neto (Neto de Lino – PMDB) – 2º SECRETÁRIO: Jedier Alves Texeira (Diel – DEM) TESOUREIRO: Carlos Pedro da Silva (Carlinho – PPS). O trabalho de articulação realizado pelo vereador Rinaldo foi muita bem feito, basta olhar a distribuição dos cargos – todas as legendas da casa terão assento na nova mesa quer será eleita e empossada no dia 01 de janeiro de 2009.

Candidatura única
Pelo o andar a carruagem, o vereador e grande articulador, Rinaldo Soares será candidato único. O trabalho feito pelo parlamentar nos bastidores foi profícuo, começou a negociar com seus colegas dias após o término das eleições municipais. Em um almoço em Catolé do Rocha (como nós tínhamos adiantado aqui na Coluna), recebeu a garantia de que seria o preferido. Sete dos 9 vereadores participaram do encontro. A exceção foi Noinho e Dr. Ezenildo.

Incredulidade
Confesso que em muitos momentos achei que esse acordão não de prosperava, em função da recusa de dois forte nomes que não havia participado do encontro (Noinho e Ezenildo). Em se tratando de negociação de eleição de mesa diretora, se faz necessário ter uma musculatura política e apoios fortes, quem não se lembra do que aconteceu na eleição de 2005; a briga no grupo do extinto PFL era de fazer medo, Noinho, com a inteligência que lhe é peculiar, aproveitou o digladio posou de pára-quedas e simplesmente foi eleito o novo presidente na época. Bem de Livaci e Diel foram preteridos da disputa.

Ficando pra trás
Noinho é um parlamentar muito inteligente; sindicalista que sabe articular e negociar como ninguém, da mesma forma Dr. Ezenildo, advogado de notório saber jurídico, grande articulador nos bastidores, mas dessa vez os homens perderam de goleada para o vereador Rinaldo Soares que aliás revelou sua capacidade de grande negociador.

Sem água
Recebo informação que muitas comunidades rurais do município está sofrendo com a falta de água para o consumo. Segundo o vereador Rinaldo Soares (DEM), o governo ainda não reconheceu essa calamidade no município, assim sendo, o exército fica impedido de fazer convênio com pipeiros, a responsabilidade de fazer o abastecimento de água para o consumo humano nessas localidades fica a cargo da prefeitura. Chamo aqui a atenção do prefeito Dr. Luiz Vieira (DEM) para o que está acontecendo.

Sem transporte
O vereador Neto de Lino (PMDB) nos procurou, informando que os alunos do Sítio Baldinho (seu reduto eleitoral) que estudam na cidade, há alguns dias estão sem o transporte escolar. Segundo o vereador, o motorista do carro que transporta esses alunos para a cidade, está a mais de 4 meses sem receber seus vencimentos e de alguns dias para cá resolveu parar. O vereador me informou que esses alunos estão vindo à escola de bicicleta ou passa pelo constrangimento de pedir carona aqueles que tem moto. As aulas vão até o dia 21 de dezembro. Mais uma vez chamo a atenção do excelentíssimo senhor prefeito do município, o médico Luiz Veira (DEM)

Defesa de Cássio
Os advogados que compõe a banca de defesa do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão concentrados na elaboração dos cinco embargos de declaração que serão apresentados junto ao TSE e por isso ainda não avaliaram a decisão do ministro Ricardo Lewandowski. Os embargos só serão apresentados na tarde desta sexta.

Concentração
“A defesa esta concentrada desde a última terça-feira na elaboração dos embargos. Só depois vamos nos encontrar com o advogado do PSDB, Eduardo Alves, que impetrou a ação para avaliarmos a decisão do ministro”, disse o advogado Luciano Pires.

Defesa de Maranhão
O advogado Marcelo Weick Pogliese, que integra a defesa do senador José Maranhão (PMDB) no processo que pode levá-lo a assumir o Governo do Estado com a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), comentou a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, que decidiu arquivar o pedido de novas eleições na Paraíba. “A decisão demonstra o quanto é descabida esta idéia de novas eleições.

File Under:

0 comentários: