Paraíba terá pouca chuva no início de 2009; Aesa vai fazer manutenção de mananciais

A Agência Executiva das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou, na segunda-feira, 22, durante a abertura da Oficina de Instrumentos Operacionais de Gestão de Recursos Hídricos, promovida pela entidade em parceria com a SEMARH, no auditório da Asplan, em João Pessoa, que 2009 irá começar com pouca incidência de chuvas no Estado.
Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Agnaldo Ribeiro, uma das principais ações que estão sendo feitas atualmente na área de recursos hídricos é a avaliação dos mananciais e a verificação de suas condições.
"Nossa intenção é promover uma manutenção contínua nos 122 mananciais fiscalizados. Queremos baratear os custos na área com a prevenção, o que nos permitirá investir em ações posteriormente", destacou o secretário.
Atualmente, os principais problemas para manutenção dos mananciais no Estado são a presença de formigueiros e raízes de árvores na base das barragens. "O que nos preocupa é a possibilidade de arrombamento das barragens em razão de formigueiros e plantas, por isso as ações de manutenção serão priorizadas nestes pontos", declarou José Enesto, presidente da Aesa.
O objetivo do evento foi promover uma maior integração entre os gestores dos recursos hídricos do Estado e a população, além de divulgar as ações para o próximo ano.
"Este é o evento na área de ações públicas que mais reuniu representantes de associações e usuários d'água na Paraíba, além de comitês de bacias e outros órgão controladores de recursos hídricos. Isso faz com que possamos intensificar o diálogo com a sociedade", enfatizou José Ernesto.
Os informes da Aesa são que a capacidade dos mananciais do Estado está em 70% e qualquer chuva mais forte poderia fazer com que transbordem, mas a meteorologia descarta essa possibilidade, apontando uma previsão de pouca chuva para o início do próximo ano.
"Ano que vem deve ser de cautela para a agricultura, pois o plantador terá de esperar o início da estação chuvosa antes de começar a cultivar”, ressaltou Alexandre Magno, meteorologista da Aesa.
File Under:

0 comentários: