Paraíba e mais nove estados adotam sistema de produção integrada

Vinte e oito projetos de transferência de tecnologia, difusão e fomento do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) serão implementados, em 2009, em 14 estados. Trata-se da expansão de projetos do Sapi já executados e bem-sucedidos em outras regiões brasileiras.
“Frutas como banana, morango, abacaxi, goiaba, mamão e caju, que já possuem normas técnicas do sistema, passarão a ser produzidas em outras localidades do Brasil”, explicou o coordenador do Sapi, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Nasser.
Os estados incluídos nos projetos de transferência de tecnologia são Amazonas, Pará, Ceará, Paraíba, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o Distrito Federal. Até o momento, o Mapa aprovou 16 normas técnicas específicas de produção integrada, todas para frutas, o que permitiu a certificação de 19 espécies frutíferas.
Para 2009, está prevista a publicação de normas técnicas de produção integrada para o amendoim, arroz irrigado, batata, café, leite, soja e uva vinífera.
O Mapa é responsável pelo fomento, apoio financeiro e organização logística dos projetos de produção integrada, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estima-se que 2,5 mil produtores e empresas agropecuárias já aderiram ao sistema, o que corresponde a uma área produtiva de 63,9 mil hectares.

File Under:

0 comentários: