Criminosos usam assuntos variados para tentar atrair vítimas.Na dúvida, o melhor é não abrir a mensagem; veja mais dicas

>>>> Golpes antigos ainda circulam
Embora as mensagens maliciosas usando fatos atuais sejam as mais notórias, alguns truques antigos ainda continuam funcionando. Ou, pelo menos, é isso que pode-se concluir com a insistência dos criminosos em usar até o mesmo texto dúzias de vezes. Exemplos de fraudes antigas que ainda continuam em circulação são intimações de processos judiciais, compras falsas (que afirmam que você comprou algo caro), falsas dívidas (que dizem que seu nome está no SPC/Serasa) e cartas de amor. Esse último é reinventado freqüentemente, mas o assunto permanece o mesmo; um dos truques mais notáveis é o uso de nomes genéricos como “Ana” e “Flá”.

>>>> Resultados em pesquisas na Internet levam à páginas falsas
Criminosos brasileiros tentaram, em 2006, utilizar “links patrocinados” em resultados de pesquisas em sites de busca. A ação rápida do Google impediu que a tática continuasse sendo utilizada, porque o link anunciado levava diretamente para um programa (arquivo executável). Novos ataques desse gênero têm surgido este ano. Em vez de arquivos executáveis, porém, os links agora apontam para páginas falsas, idênticas às dos bancos. O Google tem novamente removido os anúncios maliciosos, mas se ainda for rentável para os criminosos, eles devem continuar aparecendo. Na dúvida, tome cuidado com os resultados de buscas pelos sites de instituições financeiras.

File Under:

0 comentários: