INFORMENOTICIA1 mostra o que cada time precisa fazer na última rodada do Brasileirão

Após a realização da penúltima roda da do Campeonato Brasileiro, apenas a zona de classificação para a Copa Sul-americana está mais ou menos definida. Restam duas vagas, que ficarão como castigo para quem ficar fora da Libertadores e prêmio para quem passou boa parte do campeonato brigando para não ser rebaixado. Na briga pelo título, São Paulo e Grêmio chegam à última rodada com chances de ser campeão, com ligeira vantagem para o Tricolor do Morumbi, que depende apenas de si. Pela vaga na Libertadores, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo lutam por dois lugares no torneio continental.

São Paulo – Líder isolado e com três pontos de vantagem sobre o Grêmio, basta um empate para que o Tricolor do Morumbi conquiste o hexacampeonato brasileiro. O time enfrenta o Goiás fora de casa e apenas se perder é que terá que torcer contra o Grêmio. Ainda assim, um empate dos gaúchos já confirmariam o título dos comandados de Muricy Ramalho.

Grêmio – O Tricolor Gaúcho é o único que pode impedir que o São Paulo fature mais um título brasileiro. Para isso, precisa vencer o Atlético-MG em casa e torcer por uma derrota do São Paulo para o Goiás no Bezerrão, no Gama. Em termos de Libertadores, o time já assegurou sua vaga.

Palmeiras – Com 65 pontos, o Palmeiras chega à última dependendo apenas de suas forças para confirmar presença na Taça Libertadores 2009. Para que isso aconteça, basta vencer o Botafogo no Palestra Itália. Caso empate ou perca o jogo, tem que torcer por um tropeço do Cruzeiro ou do Flamengo.

Cruzeiro – Dono de uma campanha irregular, o Cruzeiro pode confirmar sua classificação para a Libertadores se vencer a já rebaixada Portuguesa no Mineirão. Se empatar ou perder, terá que torcer para que o Flamengo, na melhor das hipóteses, consiga o mesmo resultado.

Flamengo – Se o Cruzeiro decepciona o torcedor quando atua longe de casa, o Flamengo faz isso quando joga no Maracanã mesmo. Após o empate contra o Goiás, o Fla desperdiçou a chance de ir para a última rodada dependendo apenas de suas forças para chegar à Libertadores. Assim, terá que vencer o Atlético-PR, que luta contra o rebaixamento, e torcer por tropeços de Palmeiras ou Cruzeiro. Se empatar, apenas uma derrota do Cruzeiro dá a vaga no torneio aos cariocas.

Internacional, Goiás, Coritiba, Botafogo, Vitória e Atlético-MG – Estes times não têm qualquer interesse no Campeonato Brasileiro. Independente do que aconteça na última rodada, todos estão garantidos na Copa Sul-americana. Jogam apenas para cumprir tabela.

Sport – Campeão da Copa do Brasil e por isso mesmo garantido na Libertadores, o Leão da Ilha é mais um que entra em campo apenas para constar. Para se ter uma idéia do tamanho do desinteresse, boa parte do elenco já entra de férias nesta segunda, 01. Pelo regulamento, o Sport não pode disputar a Sul-americana.

Fluminense – Após estragar a festa do São Paulo neste fim de semana ao arrancar um empate de 1x1 e adiar o hexacampeonato do rival, o Flu corre um ínfimo risco de rebaixamento. Com 44 pontos, apenas será rebaixado se perder em casa para o lanterna Ipatinga e o Figueirense tirar uma diferença de saldo de gols de 26 negativos para 1 positivo. A briga do Tricolor é realmente pela última vaga na Sul-americana. Para isso, basta uma vitória simples no Maracanã.

Santos – Outro que dificilmente será rebaixado. A situação é praticamente a mesma do Fluminense. Seu saldo é de 9 negativo, contra 26 negativo do Figueirense, primeiro da lista de queda. Para chegar à Sul-americana, o Peixe tem que vencer o Náutico, adversário direto, e torcer por um tropeço do Fluminense.

Náutico – A vitória deste fim de semana contra o Atlético-PR praticamente selou a permanência do Timbu na série A. Contudo, o time não está livre do rebaixamento. Para evitar a degola matematicamente, precisa vencer ou pelo menos empatar com o Santos na Vila Belmiro. Se perder, terá que torcer para que dois, de três adversário, não vençam seus jogos. São eles: Atlético-PR, Figueirense e Vasco. Para chegar à Sul-americana, tem que vencer o Santos e torcer por um empate ou derrota do Fluminense.

Atlético-PR – A briga do Furacão é para não ser rebaixado. E para isso, precisa de uma vitória sobre o Flamengo no Kyocera Arena. Se perder, terá que torcer por derrotas de Figueirense e Vasco. A equipe ainda tem chances de chegar à Sul-americana. Mas aí, tem que vencer o Fla, o Fluminense perder para o Ipatinga no Rio de Janeiro e Santos e Náutico ficarem no empate.

Figueirense – A partir daqui a coisa complica e para evitar a degola não basta vencer seu jogo. Além de bater o Internacional, é preciso torcer para que o Flamengo pelo menos empate com o Atlético-PR.

Vasco – Dentre os que brigam para não ser rebaixado, é quem está na pior situação. Apesar de jogar em casa, o time recebe o Vitória em São Januário, precisa vencer e torcer pelos seguintes resultados: derrota ou empate do Figueirense; derrota do Atlético-PR; ou no lugar de um dos dois, derrota do Náutico para o Santos.

Portuguesa e Ipatinga – Matematicamente rebaixados, jogam apenas para cumprir tabela. Com se vê, o Campeonato Brasileiro chega à última rodada com várias brigas interessantes. E no próximo domingo, 07, você acompanha a definição de um dos mais disputados Nacionais do mundo, aqui no INFORMENOTICIA1

File Under:

0 comentários: