Festa da Padroeira de Brejo dos Santos começa amanhã

A Festa da Sagrada Família, Padroeira de Brejo dos Santos, tem sua programação divulgada e começa amanhã (01) e só termina na noite do dia 10 de Janeiro. Ao todo serão dez dias de celebrações religiosas.
Veja a programação dos dias 01 e 02 de janeiro de 2009
dia 01 às 19:00 horas
Abertura dos festejos com animação dos departamentos da igreja.
Tema: Uma espiritualidade trinitária do encontro com Jesus (DA 6.1)
Celebrante: Fr. Abelardo
dia 02 ás 19:00 horas
Animadores: Grupo Jovem
Noiteiros: Bairros Manoel Luiz, Novo Horizonte e Alto do Cruzeiro
Tema: Encontro com Jesus (DA 243-265)
Celebrante: Fr. Gilvan
Visitas: Sítios Timbaubinha, Baldinho e alto Grande
Nos próximos dias estaremos trazendo o restante da programação.
File Under:

Confirmado: Dr. Luiz não transmitirá cargo a Lauri

Brejo dos Santos - O atual prefeito Dr. Luiz Vieira (DEM-foto esquerda) que está a um dia do término de seu mandato, não participará da posse do novo prefeito amanhâ (01).
A transmissão de cargo estará sendo feita pelo Secretário Chefe de Gabinete, Ronildo Paiva.
O Secretário está incumbido da leitura da ata, colocação da faixa e entrega simbólica da chave da cidade ao novo prefeito Lauri Ferreira da Costa (DEM - foto direita).
Segundo informações da Assessoria do prefeito que deixa o cargo, Luiz estará em viagem a João Pessoa no dia da posse para tratar de assuntos particulares.
Outras informações de bastidores, dão conta que, essa viagem foi programada de última hora, somente por que Luiz não deseja está ao lado de Lauri.
As mágoas do rompimento político ainda perdura, e o espírito público não vai prevalecer na festa da democracia.
File Under:

2009: o ano que poderá resultar na cassação de oito governadores brasileiros

O ano de 2009 começa tenso para, pelo menos, oito governadores. Todos eles estão sendo processados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral-foto) e correm risco de cassação. A lista é liderada pelos governadores da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do Maranhão, Jackson Lago (PDT), cujos processos já foram iniciados, mas interrompidos. O TSE retoma suas atividades em fevereiro. O julgamento de ações envolvendo governadores e ameaça de perda de mandato costuma ser realizado apenas quando o quórum do tribunal está completo --com os sete ministros presentes. As denúncias contra os governadores são, na sua maioria, por abuso de poder econômico, compra de votos e realização de propaganda ilegal com uso de recursos públicos. Além de Lima e Lago, estão sob ameaça de cassação os governadores Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina; Ivo Cassol (sem partido), de Rondônia; Marcelo Déda (PT), de Sergipe;, Marcelo Miranda (PMDB), de Tocantins; José de Anchieta Júnior (PSDB), de Roraima; e Waldez Goés (PDT), do Amapá. Ppara quatro dos oito denunciados, a tramitação dos processos indica vitória parcial. Os governadores da Paraíba, do Maranhão e de Santa Catarina conseguiram o adiamento de seus processos em decorrência de pedidos de vista, enquanto o de Rondônia obteve liminar favorável à sua manutenção no cargo.
File Under:

Prefeito eleito de Cajazeiras anuncia demissão de servidores

O prefeito eleito de Cajazeiras anunciou nesta terça-feira (30) a demissão sumária de servidores municipais contratados, segundo ele, de forma irregular. Léo Abreu (PSB) disse que vai implantar a partir de primeiro de janeiro um forte programa de contenção dos gastos públicos. “O último concurso público municipal será suspenso, pois detectamos indícios de irregularidades” revelou o prefeito eleito em entrevista à imprensa. De acordo com o plano de governo do prefeito de Cajazeiras, todos os funcionários da Prefeitura serão recadastrados. “Eles terão que se apresentar as suas repartições de origem logo no começo do mês”, determinou. Segundo Léo Abreu, os valores das gratificações pagas vão passar por um processo de avaliação e, possivelmente, muitas delas serão cortadas ou diminuídas. O futuro prefeito do município encravado no alto sertão paraibano também anunciou alterações no sistema de tributação da Prefeitura, mudanças no setor jurídico e no quadro funcional. Léo Abreu prometeu enviar à Câmara de Vereadores projeto de um novo Código Urbano da Cidade.

File Under:

Paraibano número dois da Polícia Federal é exonerado do cargo

O diretor-executivo da Polícia Federal, Romero Luciano Lucena de Menezes, foi exonerado do cargo nesta terça-feira (30). O paraibano era o segundo na hierarquia do órgão. Em seu lugar foi nomeado Luiz Pontel de Souza, que ocupava a diretoria de gestão de pessoal. Nesta terça-feira também foi exonerada a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O assessor especial do diretor-geral do órgão, Renato Porciúncula, e o diretor do Departamento de Contra-Inteligência da Abin, Paulo Maurício Fortunato Pinto, deixaram os cargos. O número dois da PF estava afastado do cargo desde setembro, quando o Ministério Público pediu sua prisão para “evitar riscos no regular andamento do inquérito em que Menezes e outras pessoas são investigadas por suposto envolvimento com o vazamento de informações da Operação Toque de Midas”, segundo o procurador da República no Amapá, Douglas Santos Araújo. Com a exoneração, Menezes permanece como delegado nos quadros da PF, mas perde poderes. Segundo o Ministério Público, ele é suspeito de prática de advocacia administrativa –quando um servidor usa seu cargo para obter vantagens.

File Under:

Confira as quentes de Hoje (30) nas Faisqueiras

Disputa em Alexandria
Está marcada para essa quinta-feira (01), a eleição da nova mesa diretora da Câmara daquela cidade é o que informa o blog do J. Gomes. Duas candidaturas trabalham forte nos bastidores para emplacar seus nomes para a presidência do legislativo. O atual presidente Raimundinho (PSB), o mais votado nessas eleições disputa a reeleição, já o vereador Chiquuinho Pires (PMDB), garante que tem apoio suficiente para sua eleição, mas ainda pode surgir uma terceira candidatura, a da novata vereadora Corinha (PT). Clique aqui e leia o blog.

Apoio do Prefeito
Apesar do atual prefeito Alberto Patrício (PP) ter afirmado em diversas oportunidades que não fará interferência na disputa, algumas pessoas dizem que o arcaíde municipal tem preferência pelo nome do vereador Chiquinho Pires (PMDB) devido ao grande respeito à família Pires e a amizade quem com o irmão do vereador, o vice-prefeito Antonio Pires (PMDB). Essa informação parte de amigos ligados a Alberto.

Opinião
Pode esperar, o novo presidente do Legislativo de Alexandria será o vereador Chiquinho Pires por um motivo simples, a confiança do prefeito a sua pessoa e o apoio político da família PIRES nos momentos mais cruciais da gestão Alberto Patrício. "Esse é o momento que o prefeito terá para agradecer aos Pires", mim confidenciou uma fonte ligada ao arcaíde. Os outros postulantes, Raimundinho e Corrinha apesar de serem aliados, no passado bateram muito no prefeito.

Campeonato de Futsal
Ontem foi realizada a grande final da Certame Municipal de Futsal promovido pelo professor Jailson Alves. Três finais de duas diferentes categorias, duas da juvenil e a último jogo entre as equipes dos Veteranos e da Rua Nova da categoria principal. O jogo teve início as 21:20 e os Veteranos ganharam a partida nos pênaltis 3 x 2, no tempo regulamentar deu empate de 1 x 1.

Organização
Com a presença da Polícia, as invasões ocorridas durante a realização dos jogos das semifinais no último sábado (27) desta feita não aconteceram. A organização solicitou a presença da PM. Foram enviados reforços de Bom Sucesso e Catolé do Rocha, ao todo 3 viaturas. Se a torcida tivesse dado bom exemplo nos outros jogos, o policiamento da terrinha seria o suficiente para garantir a segurança da equipe de arbitragem e de todos os envolvidos no certame.

Torre da TIM

Finalmente a tão esperada torre que trará o sinal definitivo da telefonia móvel para Brejo dos Santos acaba de chegar. Conversei agora a pouco com o responsável pelo o equipamento e ele mim informou que a torre com cerca de 60 metros estará sendo erguida essa semama e dentro de 15 dias o sinal que é via satélite será liberado. O responsável foi até Catolé do Rocha contratar um serviço de guincho ou muque para a retirada da parafernalha do caminhão. Em breve sinal de celular na terrinha, aguarde.

Mês de Dezembro
A prefeitura de Brejo dos Santos, recebeu neste mês de Dezembro volumosas cifras, confira:
TOTAL DOS REPASSES: 1.056.713,44 (Um Milhão e Cinqüenta e Seis Mil Setecentos e Treze Reais e Quarenta e Quatro Centavos)
Desse valor foi DESCONTADO: 455.199,83 (Quatrocentos e Cinqüenta e Cinco Mil Cento e Noventa e Nove Reais e Oitenta e Três Centavos)
Veja os descontos:
FUNDEB: 67.855,24 (Sessenta e Sete Mil Oitocentos e Cinqüenta e Cinco Reais e Vinte e Quatro Centavos)
FUNDO SAÚDE: 105.292,03 (Cento e Cinco Mil Duzentos e Noventa e Dois Reais e Três Centavos). Os outros descontos foram de Parcelamento com o INSS, o INSS atual, PASEP.

O prefeito ainda SALDOU: 601.513,61 (Seiscentos e um Mil Quinhentos e Treze Reais e Sessenta e Um centavos) para pagamento de pessoal, (exceto Educação e Saúde, pois esse pessoal é pago pelo o FUNDEB E FUNDO SAÚDE que são descontados na conta da prefeitura), pagamento de fornecedores, ajudas, etc. Confira os repasses mês a mês no SITE do Banco do Brasil, lá vai pedir para você colocar o nome do beneficiário que é a cidade e depois período, ex: 01.12.2008 a 30.12.2008 depois seleciona um fundo. Clique aqui e veja.

2009

Em Janeiro estaremos com um novo visual do nosso blog, estamos em fase de construção. Aguarde a novidade.

File Under:

Em programa radiofônico, Cássio fala de "intolerância" de Maranhão

O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) destacou no final da tarde desta segunda-feira, 29, números positivos da economia paraibana que foram divulgados pelo IBGE e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Durante o seu programa semanal, Boa Tarde Paraíba transmitido via satélite por mais de uma dezena de emissoras de rádio para todo o estado, o governador falou sobre seu principal adversário. “O senador José Maranhão tem estilo político peculiar: fechado e sem permitir uma relação mínima de convivência que a política já exige. Eu fiz todos os gestos de me aproximar institucionalmente que me foram possível. Fiz lá atrás, quando eu era prefeito de Campina Grande, e ele, governador da Paraíba. E fiz depois, quando me tornei governador e ele, senador”, relata.
No entendimento de Cássio, essa intolerância perdura, e já respinga em outras lideranças peemedebistas. “Mas há outras lideranças na Oposição que têm uma postura mais arejada, como o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e essas lideranças do passado estão cumprindo sua tarefa e deixando, apesar das diferenças, as suas contribuições nas páginas da história”, diz.
O governador deixou claro que não tentará mais buscar essa aproximação, enquanto não receber um sinal positivo por parte de Maranhão. “Não é aceitável a dificuldade de relacionamento institucional. A Paraíba acompanha esse comportamento, mas sabe que a vontade tem que ser bilateral. Não tenho mais como ficar dizendo que estou de mão estendida. Toco o barco para a frente e os números calam as críticas. O Estado está perfeito? Claro que não. Há muitos desafios, mas já temos o que comemorar”, finalizou.

File Under:

Bancos fecham hoje ao meio dia

As pessoas que tem alguma pendência para ser resolvida em banco é bom correr logo, as agências bancárias de todo o país só funcionam este ano até o meio dia, 0u seja fecham hoje e só reabrem na próxima sexta-feira dia 02 de Janeiro de 2009.

Os descuidados só terão seus problemas resolvidos no ano que vem, por isso é bom ficar atento.

File Under:

Cássio critica ações contra PCCR’s e garante que planos não serão revogados

O governador Cássio Cunha Lima comemorou, nesta segunda-feira, os números positivos da economia paraibana, que, segundo ele, levaram o Estado a priorizar o tratamento dado ao servidor público. Entre as medidas adotadas, Cássio comentou os 30 planos de cargos, carreira e remuneração, muitos deles aprovados este ano pela Assembléia Legislativa e alvos de ações na Justiça por parte de opositores.
“Todas as medidas que tomamos para os planos de cargos foram rigorosamente dentro da lei, passaram pelo trâmite normal da Assembléia, e estamos cumprindo a meta do Tesouro Nacional com despesas com pessoal. Nós temos uma meta que a própria lei estabelece e está sendo cumprida”, defendeu.
Para o gestor, as ações contra os PCCR’s se configuram apenas como ‘politicagem e má fé com o servidor’.
“É inadmissível se colocar contra o servidor por questões meramente políticas. Eles, que hoje criticam os PCCR’s, são os mesmos que tiveram as chances de implantar esses planos e não o fizeram. Quando você tem um governo que valoriza o servidor, com respeito e norma, isso incomoda muito, porque vem a chamada dor de cotovelo”, contesta.
Cássio garantiu ao funcionalismo que os Planos não serão revogados. “Tenho certeza que juiz nenhum vai se colocar contra nenhum desses planos. E vamos continuar, no ano que vem, implementando mais planos de cargos. Os servidores públicos podem ficar tranqüilos porque os que querem o seu mal não terão êxito”, finalizou.
File Under:

Cássio determina corte de salários de delegados e admite exonerar grevistas

O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) declarou na tarde desta segunda-feira (29) que já determinou o corte de ponto de delegados que aderiram à greve da categoria, que exige padrões iguais a outros funcionários da carreira jurídica do Estado. "Vamos ao ato extremo de suspensão do pagamento e, depois, de demissões por justa causa", declarou Cássio. Ele disse que o governo só negocia se a greve acabar. "É um impasse, mas não vamos abrir", declarou. Ele declarou que a greve já foi declarada ilegal pela Justiça. "Vamos anotar as faltas por 30 dias e vamos suspender o pagamento. Estão brincando de greve, estão fazendo a cada seis meses", declarou, lembrando que houve greve em abril deste ano. "Fazer uma greve porque a Procuradoria teve aumento não existe", destacou.
File Under:

Leia as quentes de Hoje (29) nas Faisqueiras

Campeonato de futsal
Hoje será realizada a grande final do campeonato municipal de futsal, organizado pelo diretor de esportes do município, professor Jailson Alves. Três finais simultâneas, a 1º entre duas equipes da categoria Juvenil sub 13, a 2ª da sub 15 e a 3ª , a mais esperada da noite será entre as equipes dos Veteranos e Rua Nova da categoria aberta. Os jogos terão início a partir das 19:30 no Ginásio o Britão.

Do Blog
Este blog chama a atenção das autoridades de polícia da cidade para esse evento futebolístico. As várias invasões e o acirramento dos ânimos verificadas no último sábado, vai acontecer novamente sem a presença da força policial. “Quem avisa amigo é”.

Tranqüilidade
Hoje a terrinha amanheceu debaixo de um sol escaldante, a tranquilidade e paz reinam. Nenhuma ocorrência nesse final de semana foi registrada nas áreas policial e hospitalar, Oxalá que tudo continue assim.

Posse/Programação
Logo mais a tarde estaremos trazendo a programação do dia 1º de Janeiro para a posse do novo prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos.

Plantas pesquisadas
Uma pesquisa sobre o uso das plantas medicinais na agricultura familiar na microrregião do Cariri está sendo desenvolvida pela técnica em agropecuária, Socorro Luciana de Araújo, residente no município de Juazeirinho e componente do Coletivo Regional de Educação Solidária do Cariri, Seridó e Curimataú paraibano.

Policia continua em greve
A Polícia Civil da Paraíba em assembléia realizada nesse final de semana decediu continuar com a greve que já dura 20 dias, é o informa um dos coordenadores da Associação da Defesa de Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel), Afrânio Brito. Com essa injustificável greve, a população que já vive sem segurança mesmo eles trabalhando é quem perde. Vamos esperar o bom senso da categoria para que esse movimento extremo chegue ao fim.

Guerra sem fim
Caças israelenses bombardearam alvos na Faixa de Gaza nesta segunda-feira, pelo terceiro dia consecutivo, atingindo locais-chave ligados ao grupo militante Hamas. Os mais recentes foram o prédio do Ministério do Interior e a Universidade Islâmica, um símbolo do Hamas. Outros locais atingidos nos ataques iniciados sábado incluem outras repartições públicas e túneis que ligam o território palestino ao Egito. Os palestinos usam essas rotas para trazer comida e outros surpimentos do Egito - e inclusive armas, segundo Israel. Médicos palestinos dizem que cerca de 300 pessoas morreram nos ataques.

Ronaldo
A Fiel conta as horas para ver Ronaldo em ação com a camisa do
Corinthians. Mas terá de esperar. Na manhã desta segunda-feira, em sua primeira entrevista coletiva depois de se apresentar oficialmente ao técnico Mano Menezes, o Fenômeno abusou dos sorrisos, brincou com a imprensa e garantiu que não está preocupado sobre quando fará o primeiro jogo pelo Timão.

Mega Sena
A Mega-Sena sorteia o segundo maior prêmio do ano na próxima quarta-feira (31). No sorteio de sábado (27), nenhum apostador acertou as seis dezenas da loteria e o prêmio estimado para o concurso 1.035, último do ano, saltou para R$ 35 milhões.

Última
Já pintou inverno/ a chuva vai cair/
a festa do agricultor vai começar. . .

File Under:

Invasão de quadra provoca paralisação de partida e árbitro pede presença da PM

Brejo dos Santos - Várias invasões da quadra de jogo foi verificada na noite do último sábado (27) durante as partidas da fase Semifinal da Copa Municipal de Futsal.
As duas equipes, Rua Nova e Èbenezer provocadas pelo fanatismo da torcida que lotava as dependências do Ginásio, passaram a jogar com excesso, sendo preciso a intervenção da arbitragem nas jogadas faltosas para que fosse garantida a integridade física dos atletas.
A torcida que já estava com ânimos elevados, passaram a invadir a quadra de jogo toda vez que os árbitros intervia na marcação de faltas, levando risco de agressão física de algum fanático a dupla de arbitro.
Não tendo condição de continuar a partida, devido as freqüentes invasões, um dos árbitros interrompeu a partida e exigiu do organizador a presença da Polícia, pois não existia segurança para a continuação do jogo.
Após 10 minutos de paralisação, a polícia militar sob o comando do CB Júnior compareceu no Ginásio e a partida pôde ser terminada.
O mau exemplo da torcida, não parou por ai, no jogo seguinte as mesmas práticas continuaram já sem a presença dos policias, que se retiram do local alegando que precisava dar assistência a duas festas que ora se realizava na cidade.
Apesar de ter sido informada através de ofício, a Polícia Militar do Destacamento de Brejo dos Santos fez vista grossa.
O Campeonato teve início no dia 17 deste e termina hoje (29), mas apenas os dois dias 17 e 18 a polícia apareceu no Ginásio exatamente na escala do CB Júnior.
Na semana seguinte a escala havia mudado, sob o camando do SG Texeira, a briosa polícia nem sequer passou no Ginásio.
File Under:

Justiça bloqueia recursos da prefeitura de Condado para pagar salários atrasados dos servidores

Regional - Atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário proferiu decisão determinando o bloqueio de mais de R$ 600 mil nas contas públicas da prefeitura municipal de Condado, para garantir o pagamento dos salários dos servidores referentes aos meses de outubro, novembro, dezembro e o 13º salário.

O pedido foi feito por meio de uma Ação Civil Pública impetrada pelo Promotor de Justiça Leonardo Fernandes Furtado, que responde pelas Promotorias de Malta e Condado, e teve como objetivo regularizar o pagamento dos vencimentos de todos os servidores municipais de Condado.
Fernandes Furtado explicou que chegou ao conhecimento da Promotoria o caos remuneratório instalado no município e para solucionar o problema foi instaurado procedimento administrativo ministerial, voltado a coletar informações, dados e documentos necessários à propositura da ação. Como, por exemplo, extratos bancários, denúncias dos servidores, diligências ministeriais e comprovantes das rendas municipais.

O promotor relatou que a Ação Civil Pública foi ajuizada no final de novembro e que, como medida cautelar, a Justiça estadual havia determinado o bloqueio de aproximadamente R$ 97 mil nos valores referentes ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de Condado e que os servidores estão recebendo os salários através de operação bancária determinada judicialmente.

File Under:

Delegados mantêm greve e aguardam Governo definir data e propostas de negociação

Continua a greve dos delegados de Polícia Civil na Paraíba. Segundo o presidente da Associação da Defesa de Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel), Afrânio Brito, a categoria decidiu que só pára a greve quando o Governo do Estado assinar uma data concreta para um encontro de negociação.
A afirmação de Brito é uma resposta à alegação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) de que só sentaria com os delegados para negociar com a greve encerrada. “Mas não vamos encerrar a greve para ter uma negociação vaga, sem nada previsto ou concreto”, explicou.
Ele disse que os delegados vão manter a greve, falando para que o governador venha com uma proposta de um dia certo.
A greve dos delegados dura mais de 20 dias, e abrange, segundo o presidente, cerca de 98% dos associados.

File Under:

Malha viária: mais quatro rodovias paraibanas serão inauguradas a partir de janeiro

Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) irá inaugurar, em breve, mais quatro obras de pavimentação e restauração de rodovias. As obras estão concluídas e prontas para serem entregues à população. São 135,8 quilômetros de rodovias que receberam investimentos na ordem de R$ 19,5 milhões.
As obras, executadas pelo Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), fazem parte do Programa Novos Caminhos, posto em prática por Cunha Lima, para dotar o Estado de uma malha rodoviária moderna e segura para os seus usuários, do Litoral ao Sertão. Elas foram concluídas neste final de ano e beneficiam milhares de pessoas residentes nos municípios ou que transitam com destino a várias regiões do Estado.
O secretário estadual da Infra-Estrutura, Francisco de Assis Quintans, informou que as rodovias com obras concluídas são as seguintes: PB-348 – São Gonçalo/São José da Lagoa Tapada, que teve seus 26,2 quilômetros pavimentados, com investimento de R$ 8,8 milhões. Sua construção foi iniciada em março de 2006 e concluída este mês.
A PB-238 – Taperoá/Desterro/Teixeira, cujas obras de restauração abrangeram 52,3 quilômetros e envolveram recursos da ordem de R$ 5,8 milhões. A obra foi iniciada em agosto de 2006 e concluída em dezembro deste ano.
Também serão inaugurados o entroncamento da PB-102 – BR-104/Umbuzeiro, com 48,1 quilômetros de pavimento restaurados, com investimentos de R$ 4 milhões. A obra foi iniciada em março de 2006 e concluída em setembro deste ano.
E ainda a PB-090 – ligando o entroncamento da PB-102/Aroeiras, com 9,2 quilômetros de pavimento restaurados, no valor de R$ 963 mil. A obra foi iniciada em março de 2006 e concluída em setembro deste ano.

File Under:

Últimas

PAC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discute nesta sexta-feira (26) a sanção do Orçamento para 2009 e possíveis ajustes no Programa de Aceleração do Crescimento. O Orçamento de 2009 foi aprovado pelo Congresso, mas ainda não retornou ao Planalto. "Queremos ver se recebemos o texto logo para sancionar até o dia 2 de janeiro", disse o ministro Paulo Bernardo. Se o prazo for cumprido, ministérios poderão iniciar o ano executando o Orçamento.

Simpatia
O presidente do PT, Ricardo Berzoini, afirmou nesta quarta-feira (24) que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, está bem cotada dentro do partido para ser o nome escolhido para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. Segundo ele, Dilma tem um “apreço muito grande” dentro do partido. “Já começamos a discutir (a sucessão)"
File Under:

Condenado descobre 'romance' de jurados e pede novo julgamento

Roberto Dunn foi condenado em 2000 pelo assassinato da sogra. Carta de um terceiro jurado denunciou o envolvimento.

Um homem condenado por assassinato em 2000 espera reverter sua situação com o que considera ser uma revelação bombástica: ele diz que dois membros do júri tiveram um caso à época do julgamento.

Roberto Dunn foi condenado pelo assassinato de sua sogra. Segundo o jornal "St Louis Post Dispatch", um terceiro membro do júri enviou uma carta ao advogado de Dunn, denunciando o envolvimento de dois jurados.

À época, o advogado de Roberto entrou com pedido de um novo julgamento, mas não teve sucesso. No entanto, a situação pode se reverter. A reportagem do "St Louis Post Dispatch" indica que, com o atual advogado, Roberto pode ter direito a um novo julgamento.

A carta que o advogado de defesa recebeu também denunciava "intimidades" praticadas entre os oficiais que monitoravam os jurados durante estadia em um hotel.

File Under:

Beija-flor faz ninho em carro e família deixa de usar veículo

Uma família de Ribeirão Preto, a 313 quilômetros de São Paulo, vai passar alguns dias sem usar o carro não por algum problema mecânico, mas porque eles não querem espantar um beija-flor que fez o ninho debaixo do automóvel.
O cabo condutor dos fios elétricos do veículo virou suporte para um ninho de beija-flor. O funcionário público Valdir Alves de Sousa conta que só percebeu o ninho porque viu a mãe voar para debaixo do carro várias vezes.

Agora decidiu deixar o automóvel parado enquanto os filhotes não saírem voando. Por enquanto, eles ainda são dois ovinhos. A mãe beija-flor escolheu bem o lugar do ninho: é escuro, não toma chuva nem sol.
A mulher de Valdir, a técnica de enfermagem Paula Tinoco Alves de Sousa, diz que está feliz com a chegada do beija-flor e de seus filhotes.

File Under:

Greve de delegados da Polícia Civil pode acabar nesta sexta-feira

Os delegados da Polícia Civil da Paraíba poderão decidir pela suspensão da greve nesta sexta-feira, dia 26, depois de assembléia marcada para às 10 horas, no Sindifisco. O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) solicitou nesta terça-feira, dia 24, oficialmente, que a categoria voltasse às atividades para viabilizar novas negociações. Como explicou o primeiro vice-presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados da Polícia Civil da Paraíba (Adepdel-PB), Cláudio Lameirão, o Governo do Estado ficou de fixar uma data para retomar às negociações. "Estamos esperando a decisão dessa data, que será colocada em pauta nesta sexta-feira. Representante O pedido oficial do governador foi feito através de um representante", afirmou. "Até agora, não estamos sob o efeito da decisão da Justiça sobre ilegalidade da greve, porque ainda não fomos notificados", observou. Em nota divulgada à imprensa, a Adepdel-PB enfatizou que a reivindicação sobre a paridade salarial com os procuradores não será modificada. "Lembrando a todos que suspensão não significa fim, e que só a categoria em assembléia decide as medidas as serem tomadas", destacou a Associação no texto.

File Under:

Garibaldi diz que, se PEC dos Vereadores for promulgada, só valerá em 2012

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, afirmou à imprensa nesta segunda-feira (22) que uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a promulgação da PEC 20/08, que aumenta o número de vereadores em todo o país, só deve ocorrer em fevereiro, após o recesso do Legislativo. Com isso, a decisão do Supremo ocorrerá após a posse dos vereadores eleitos em outubro passado. Na prática, acrescentou, significa que o aumento no número de vereadores só valerá para as eleições de 2012.
- Eu apresentei o mandado de segurança por entender que foi violada uma prerrogativa do Senado, mas entendo que a reação da opinião pública nos leva a refletir sobre o que realmente foi decidido - disse.
A Mesa da Câmara decidiu não promulgar a PEC 20/08, argumentando que o Senado alterou o conteúdo da proposta de emenda à Constituição votada pelos deputados. Garibaldi assinou então o mandado de segurança preparado pela Advocacia do Senado, pedindo que o STF determinasse à Mesa da Câmara a promulgação. O ministro Celso de Mello, do STF, pediu que o presidente da Câmara apresente suas justificativas, para que possa decidir.
File Under:

Paraíba terá pouca chuva no início de 2009; Aesa vai fazer manutenção de mananciais

A Agência Executiva das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou, na segunda-feira, 22, durante a abertura da Oficina de Instrumentos Operacionais de Gestão de Recursos Hídricos, promovida pela entidade em parceria com a SEMARH, no auditório da Asplan, em João Pessoa, que 2009 irá começar com pouca incidência de chuvas no Estado.
Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Agnaldo Ribeiro, uma das principais ações que estão sendo feitas atualmente na área de recursos hídricos é a avaliação dos mananciais e a verificação de suas condições.
"Nossa intenção é promover uma manutenção contínua nos 122 mananciais fiscalizados. Queremos baratear os custos na área com a prevenção, o que nos permitirá investir em ações posteriormente", destacou o secretário.
Atualmente, os principais problemas para manutenção dos mananciais no Estado são a presença de formigueiros e raízes de árvores na base das barragens. "O que nos preocupa é a possibilidade de arrombamento das barragens em razão de formigueiros e plantas, por isso as ações de manutenção serão priorizadas nestes pontos", declarou José Enesto, presidente da Aesa.
O objetivo do evento foi promover uma maior integração entre os gestores dos recursos hídricos do Estado e a população, além de divulgar as ações para o próximo ano.
"Este é o evento na área de ações públicas que mais reuniu representantes de associações e usuários d'água na Paraíba, além de comitês de bacias e outros órgão controladores de recursos hídricos. Isso faz com que possamos intensificar o diálogo com a sociedade", enfatizou José Ernesto.
Os informes da Aesa são que a capacidade dos mananciais do Estado está em 70% e qualquer chuva mais forte poderia fazer com que transbordem, mas a meteorologia descarta essa possibilidade, apontando uma previsão de pouca chuva para o início do próximo ano.
"Ano que vem deve ser de cautela para a agricultura, pois o plantador terá de esperar o início da estação chuvosa antes de começar a cultivar”, ressaltou Alexandre Magno, meteorologista da Aesa.
File Under:

Leia as quentes de hoje (23) nas Faisquieras

De mulher para mulher
Movimentos feministas pressionam o presidente Lula a nomear outra mulher para a vaga da ministra Ellen Gracie no STF. Uma das mais consideradas para a vaga é a advogada mineira Misabel Derzi.

Governo leniente
Esforçando-se para manter a elegância, o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia chamou de “leniente” a atitude covarde do Brasil desde quando o cocaleiro Evo Morales surrupiou a refinaria da Petrobras na Bolívia.

Bolsa gorda
O Bolsa-Família engordou 10% no Orçamento de 2009. Vai receber R$ 12 bilhões para atender 11,1 milhões de famílias. A Bahia, de Jaques Wagner, é o Estado mais beneficiado: 5,6 milhões de pessoas (40% da população). Como diria Dorival Caymi, vivo fosse: é doce morrer no mar.

O gato levou
O favoritismo do tucano José Serra (46,5% no Ibope) era esperado até no Planalto. O fato novo é seu crescimento no Nordeste, pulando de 20% para 34%. O cabo eleitoral Bolsa-Família, pelo jeito, não é suficiente.

Marola bilionária
O governo já torrou R$ 360 bilhões para combater os efeitos da crise. Foram gastos com redução de impostos, medidas monetárias e cambiais e gastos diretos. Tudo por conta da “marolinha”. Imagina o tsumani...

File Under:

Palmeiras confirma Keirrison, e Danilo e Willians estão próximos do Palestra

Marquinhos (ex-Vitória), Cleiton Xavier (ex-Figueirense), Maurício (ex-Coritiba) e Eudes (ex-Grêmio Pinheiros). Depois de anunciar a contratação destes quatro jogadores, a diretoria do Palmeiras deu nesta segunda-feira mais um presente para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Segundo o diretor de futebol do clube, Genaro Marino, o atacante Keirrison - um dos artilheiros do Brasileirão 2008, ao lado de Kléber Pereira (Santos) e Washington (que trocou o Fluminense pelo São Paulo) - vai deixar o Couto Pereira rumo ao Palestra Itália. E como ano de Libertadores é coisa séria (o Palmeiras enfrenta o Real Potosí, da Bolívia, por uma vaga na fase de grupos), Marino revelou que falta muito pouco para o zagueiro Danilo, do Atlético-PR, e o meia Willians, do Vitória, vestirem a camisa alviverde.
A negociação com o Danilo está bem adiantada, faltando apenas definir valores e fechar a opção de compra ao fim do contrato. Em relação ao Willians, precisamos apenas escolher os cinco jogadores que emprestaremos ao Vitória - diz Marino à Rádio Globo, ressaltando apenas a dúvida em relação à chegada de Keirisson. O atacante tem contrato com o Coritiba até o fim de abril, e o clube decidiu mantê-lo no clube. Assim, se não houver um acerto, Keirrison não chegaria a tempo de disputar o Campeonato Paulista e a pré-Libertadores. Caso um acordo não seja possível, o jogador será do Palmeiras a partir de maio. Por outro lado, o Coxa não aceitou a proposta por Carlinhos Paraíba, e a negociação foi encerrada. Com as chegadas de Keirrison, Danilo e Willians, o dirigente diz que o clube não investirá mais em muitas contratações, pois o time já tem uma base formada. - Fechando tudo isso, nossa prioridade será conseguir laterais, ponto considerado fraco no elenco. Aí fechamos o grupo - garante o diretor de futebol.
File Under:

Sarkozy defende entrada do Brasil na Conselho de Segurança da ONU

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu hoje (22) a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Sarkozy, que participou do 2º Encontro Comercial de Brasil e União Européia, no Rio de Janeiro, fez elogios ao governo Lula e complementou o seu discurso dizendo que o “mundo precisa do Brasil para a regulamentação do fluxo financeiro”. O presidente da França lembrou ainda que os países precisam sentar e discutir o comércio mundial, citando o impasse da Rodada Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC). Sarkozy ainda acrescentou que o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, terá que tomar iniciativas para retomar o diálogo da Doha com outros países, depois do que considerou um distanciamento do presidente George W. Bush.

Brasil fecha acordo militar com a França

Os governos brasileiro e francês fecharam ontem (23) acordos militares que possibilitarão a instalação no Rio de Janeiro de um estaleiro para a construção de cinco submarinos para a Marinha do Brasil. Segundo o ministro Nelson Jobim (Defesa), serão produzidas quatro naves convencionais Scorpéne e um veículo nuclear brasileiro. Jobim informou que o estaleiro será construído e operado pelo setor privado francês e, depois de 20 anos, passará a integrar o patrimônio público brasileiro. Os acordos não incluem propulsão submarina nuclear, cuja tecnologia o Brasil já domina. Também no Rio, explicou o ministro, ficará a base do futuro submarino nuclear, que levará duas décadas para ficar pronto.

File Under:

Cássio entrega veículos e assina decreto que beneficia setor de venda de carros e comércio

O governador Cássio Cunha Lima vai entregar, nesta terça-feira (23), 202 novos veículos destinados às áreas da segurança pública, defesa agropecuária e saúde. Ele também assinará decretos que vão mudar o sistema de cobrança do ICMS de carros usados e parcelar o imposto das operações comerciais ocorridas em dezembro. A solenidade está prevista para as 16h00, em frente ao Palácio da Redenção. Um dos decretos a serem assinados pelo governador Cássio muda a sistemática de cobrança do ICMS sobre o comércio de carros usados, simplificando o processo de recolhimento do imposto. Este sistema já foi adotado com bons resultados no Estado do Ceará. O outro decreto prevê o parcelamento do ICMS das operações do comércio varejista realizadas durante o mês de dezembro. Trata-se de uma medida que vem sendo adotada desde que Cássio Cunha Lima assumiu o Governo do Estado, em 2003, a fim de dar um fôlego no capital de giro de cada empresa. O ICMS será parcelado em três vezes – janeiro, fevereiro e março.

Viaturas

Do total de veículos a serem entregues, 110 novas viaturas e 48 motos vão reforçar a frota das polícias Militar e Civil, bem como do Corpo de Bombeiros, que também receberá cinco carros de resgate. A defesa agropecuária será contemplada com 31 veículos e a Secretaria de Saúde ganhará quatro ambulâncias. Os veículos destinados às Polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros foram adquiridos pelo sistema de locação, através de processo de licitação realizado pela Secretaria da Administração. Trata-se de uma modalidade, segundo o secretário da Administração, Gustavo Nogueira, que resulta numa grande economia para o Estado, já que a locadora se compromete a manter a frota em perfeito estado de conservação. A experiência feita, até o momento, está trazendo resultados positivos, de acordo com Nogueira. As quatro ambulâncias da Secretaria da Saúde foram adquiridas com recursos próprios e representam um investimento de aproximadamente R$ 160 mil. O Governo do Estado já adquiriu 17 ambulâncias destinadas aos municípios mais necessitados.

File Under:

PCB defende mobilização popular na Paraíba por novas eleições e deve recorrer ao STF

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira, 22, comentando o julgamento dos embargos de declarações no Tribunal Superior Eleitoral e a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). O partido defende uma mobilização popular no estado pedindo novas eleições e deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal para garantir a realização de um novo pleito, já que o TSE não conheceu seus recursos.
“O PCB continuará lutando na justiça pela convocação de novas eleições gerais na Paraíba, podendo recorrer inclusive ao STF. Mas não tem qualquer ilusão de que a cassação do Governador e, sobretudo a convocação de novas eleições gerais na Paraíba serão viabilizadas se não forem objeto de uma grande campanha política que mobilize o povo paraibano”, diz trecho da nota.
A direção nacional do PCB ainda recomenda o diretório regional e os militantes do partido na Paraíba a promoverem uma campanha defendendo a posição do partido.
“Assim sendo, a Comissão Política Nacional do PCB orienta a direção regional e a militância partidária na Paraíba a promoverem uma vigorosa campanha política no Estado, com as bandeiras que dão título à presente declaração”, completa.

File Under:

Leia as quentes de hoje (22) nas Faisqueiras

Outro adiamento
O prefeito eleito Dr. Lauri (DEM) mim informou agora que o anúncio do seu secretariado que estava previsto para este dia 20 foi adiada para 1º de janeiro, dia de sua posse. Antes o prefeito tinha anunciado a divulgação para o dia 10 e depois mudou para o dia 20.12. Agora só em Janeiro. Bom, Pelo sim, pelo não, mostrou tranquilidade.

Justificativa
Para o prefeito, essa mudança se deu por motivo da necessidade de se fazer alguns ajustes. “ A pressa é a inimiga da perfeição”, disse Dr. Lauri. Se for realmente isso, o prefeito tem razão, mas as más línguas dizem que é pressão.

Analisando...
Com essa frase, subentende-se que Lauri está decidido a mudar a sua forma de governar, pois todos nós somos testemunhas das críticas muitas vezes exacerbadas de algumas pessoas aqui da terrinha contra as administrações passadas de Lauri. Acredito que essas críticas bateram de frente e fizeram o prefeito eleito a tomar uma postura diferente de administrador para mostrar aos seus críticos, até mesmo aliados, que é capaz. Se assim for, a gestão de Lauri vai ficar marcada como positiva. Lauri está com sede de acertar na gestão vindoura.

A pretexto
Lauri já havia mim adiantado que o seu secretariado será formado por pessoa competentes, inovadoras, criativas que coloque a máquina para funcionar. Garanto uma coisa, em Brejo dos Santos existem pessoas capazes, competentes e inteligentes que poderão fazer do próximo governo um oásis de realizações. Vamos esperar..., bom, com vocês o restante do meu raciocínio, ou melhor, o de vocês mesmo.

Especulações
O tema que está em pauta todos os dias nos grupos que se formam nos bancos da praça central é exatamente o secretariado de Lauri. Poucas pessoas conseguem chegar a um consenso, são vários nomes que até agora se transformaram em especulações e fuxicos, nada de concreto. Pelo menos para uma coisa essa decisão de Lauri de adiar o anúncio dos nomes serviu; para que as especulações continuem, vamos ter bastantes informações vindas dos bastidores. Aguardem.

Tranqüilidade
A terrinha amanheceu hoje, com outros aires, pois é o sol está mais ameno, entre nuvens. Segundo a previsão do tempo podemos ter pancadas de chuvas a tarde e a noite.
A área policial e hospitalar também continua sem ocorrência.

Copa FUTSAL
O campeonato Municipal de FUTSAL que está sendo organizado pelo professor Jailson Alves, prossegue hoje mais mais 3 jogos, um do JUVENIL (19:30) e dois do ABERTO (20:00). O certame teve início no último dia 19 de vai até o dia 29.12. A segunda fase terá início amanhã, 23. Nos dias 24 e 25, os jogos serão suspensos, voltando no dia 26.12. A organização convida a todos os desportistas para prestigiar o evento futebolístico.

Crise no Congresso
A caminho da Base Aérea de Brasília, onde tomaria um avião para Natal, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, confirmou que impetra ainda nesta sexta-feira (19) mandado de segurança contra a recusa da Mesa da Câmara dos Deputados de promulgar emenda à Constituição (decorrente da PEC 20/08) que cria 7.343 novas vagas de vereadores. O advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, deve ajuizar essa ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no período da tarde.Confira a matéria completa a seguir.

Crise se agrava
Desde o agravamento da crise financeira internacional, o governo injetou mais de R$ 360 bilhões na economia. Seja por meio de gastos próprios, de redução de impostos ou de medidas monetárias e cambiais, as autoridades brasileiras permitiram a circulação de pelo menos R$ 363,3 bilhões para manter o nível de atividade e combater a restrição ao crédito, que irriga o consumo e os investimentos.O número foi obtido com base em levantamento da Agência Brasil e de anúncios recentes por membros do governo.

De olho nas chuvas
A Secretaria de Recursos Hídricos e Agência Estadual das Águas apresentam na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Asplan, um plano de monitoramento de todos os mananciais do Estado para os três primeiros meses de 2009. Estudos metereológicos prevêem a incidência de chuvas no início do ano e, para evitar surpresas desagradáveis, o governo pretende estar pronto para antecipar ações, destacou o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Aguinaldo Ribeiro.

De volta ao posto
Se de um lado a greve dos delegados da Polícia Civil continua, do outro os agentes anunciam, em nota, o retorno ao trabalho. A Associação dos Servidores de Polícia Civil na Paraíba (ASPOL-PB), divulgou que a categoria retoma as suas atividades nesta segunda-feira, dia 22. A decisão vem após o decreto do desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Abraham Lincoln, que determinou a ilegalidade do movimento grevista dos Policiais Civis, sob pena do pagamento de multa diária de R$ 3 mil caso a categoria não voltasse ao trabalho, entre outras punições.

File Under:

Superior Tribunal Federal quer ouvir Câmara sobre recusa de PEC dos Vereadores

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello pediu ontem informações à Câmara sobre a recusa em promulgar a PEC que aumenta o número de vereadores no país. Ao adiar a deliberação sobre o impasse, Mello argumentou que, se concedesse uma decisão liminar ao pedido do Senado para forçar a Câmara a promulgar a PEC, na prática estaria esgotando o assunto. "Por isso, é altamente recomendável que se ouça previamente, por intermédio de seu ilustre presidente [Arlindo Chinaglia, do PT-SP] a Mesa da Câmara." O Senado aprovou a recriação de 7.343 vagas de vereadores, mas Chinaglia se recusou a promulgar a emenda constitucional porque os senadores tiraram do texto artigo que previa a redução de gastos pelas Câmaras. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), apresentou um mandado de segurança no STF para tentar obrigar a Câmara a avalizar a PEC. Os defensores da proposta pressionam por uma decisão neste ano, o que permitiria empossar em 1º de janeiro os novos vereadores -e os que acabaram "eleitos pelo Senado".
File Under:

Lula e Sarkozy devem anunciar acordo de defesa

Em sua última viagem oficial como líder da União Européia, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, terá no Brasil uma agenda repleta de anúncios de acordos, mas precisará lidar com alguns assuntos delicados na relação bilateral, como a imigração.Do lado mais positivo da agenda, o destaque são os acordos na área de defesa - estes, específicos entre a França e o Brasil e que devem ser anunciados na terça-feira. Um deles prevê a construção, no Brasil, de 50 helicópteros com tecnologia francesa que serão usados pela Força Aérea Brasileira.
Também na área de defesa deverá ser confirmada a compra pelo Brasil de quatro submarinos convencionais do tipo Scorpenes, além da estrutura de um submarino movido a propulsão nuclear que será construído pela Marinha. De acordo com um representante do governo francês, uma parte dos submarinos convencionais será construída no Brasil.
Os dois países deverão ainda anunciar o início de uma parceria na área de educação, para troca de experiências em projetos de cursos profissionalizantes.
File Under:

Paraíba e mais nove estados adotam sistema de produção integrada

Vinte e oito projetos de transferência de tecnologia, difusão e fomento do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) serão implementados, em 2009, em 14 estados. Trata-se da expansão de projetos do Sapi já executados e bem-sucedidos em outras regiões brasileiras.
“Frutas como banana, morango, abacaxi, goiaba, mamão e caju, que já possuem normas técnicas do sistema, passarão a ser produzidas em outras localidades do Brasil”, explicou o coordenador do Sapi, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Nasser.
Os estados incluídos nos projetos de transferência de tecnologia são Amazonas, Pará, Ceará, Paraíba, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o Distrito Federal. Até o momento, o Mapa aprovou 16 normas técnicas específicas de produção integrada, todas para frutas, o que permitiu a certificação de 19 espécies frutíferas.
Para 2009, está prevista a publicação de normas técnicas de produção integrada para o amendoim, arroz irrigado, batata, café, leite, soja e uva vinífera.
O Mapa é responsável pelo fomento, apoio financeiro e organização logística dos projetos de produção integrada, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estima-se que 2,5 mil produtores e empresas agropecuárias já aderiram ao sistema, o que corresponde a uma área produtiva de 63,9 mil hectares.

File Under:

Ford KA na onda do Recall

E a onda de recall chegou ao Novo Ka. A Ford convocou hoje proprietários do veículo para substituir o tubo de freio, que pode apresentar fissuras e provocar acidentes.
O recall atinge 41.460 unidades e vai até 31 de julho.

De acordo com o fabricante, as fissuras ocorrem devido ao atrito com a braçadeira do radiador, colocando em risco a eficiência das frenagens.

Os proprietários do veículo com chassis até 9BFZK03PX9B054990 deverão entrar em contato com um distribuidor da marca para agendar uma inspeção e, se necessária, a troca da peça. O telefone de atendimento ao cliente Ford é 0800 703 3673.
File Under:

PTB filia Mário Borba, do Sebrae, e pode acolher Biu Fernandes que se diz ‘excluído’ do DEM

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) anunciou neste sábado o ingresso do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Mário Borba, que se desligou do PDT. O PTB também poderá ser procurado em breve pelo deputado estadual Biu Fernandes, que se diz ‘escanteado’ pelo Democratas do Senador Efraim Morais.
Para Biu, o DEM não o quer mais em seus quadros. Ele cita a negativa do partido à sua intenção de presidir o diretório municipal em Catolé do Rocha, e à possibilidade de disputar, pelo partido, a prefeitura daquela cidade.
“Não tenho nada contra o meu partido. O meu partido é que não gosta de mim. Vou consultar a legislação sobre troca de partido. Mas não existe nenhuma conversa com o PTB para que eu mude de legenda. Só acho que meu relacionamento com o PTB é muito bom”, disse.Quanto ao PTB, o clima ainda é de comemoração à chegada de Mário Borba. Para o deputado federal Armando Abílio, presidente da legenda no estado, a aquisição foi bem vinda. “Sem dúvida, é um grande quadro”, destacou.
Mário Borba não participou do encontro realizado pelo PTB na sexta-feira, 19. Já Biu Fernandes compareceu, para, segundo ele, agradecer ao partido por apoiar o candidato dele nas eleições de Catolé do Rocha em outubro último.
File Under:

Cassação de Walter Brito Neto é destaque na revista ISTOÉ desta semana

Com o título: Finalmente cassaram o infiel, a revista ISTOÉ veicula uma matéria, na edição da semana, que começou neste domingo, 21, destacando a cassação do deputado paraibano Walter Brito Neto (PRB), por infidelidade partidária.
Na matéria, a revista acusa o ex-parlamentar de ter realizado uma manobra eleitoral no último pleito.
“É a primeira cassação de parlamentar por tal motivo: ele bandeou-se do DEM para o PRB após o prazo permitido, numa clara manobra eleitoreira no último pleito”, diz a revista.
A ISTOÉ destaca também que Mesa Diretora da Câmara dos Deputados oficializou na quinta-feira, 18, a cassação do mandato de Brito Neto por infidelidade partidária, somente após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, disse que esse fato cria um paradigma para outros quatro casos que estão no Tribunal Superior Eleitoral - que, aliás, há três meses já o ordenara mandar Brito Neto para casa.
File Under:

Confira as quentes de hoje (19) nas Faisqueiras

Senado pode ir ao STF
Caso o Senado ingresse com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para que a Câmara promulgue a Proposta de Emenda à Constituição 20/08, que aumenta o número de vereadores no país, a Câmara - que não aceitou participar da promulgação - "não terá outra alternativa" senão contestar os argumentos do Senado no Supremo, disse na noite desta quinta-feira (18) o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. A PEC foi aprovada pelo Senado na madrugada desta quinta-feira.

Emenda
O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira, 18, na última sessão do ano, o relatório final do
Orçamento 2009e apesar das dificuldades, a Paraíba, conseguiu no orçamento para o próximo ano mais de R$ 500 milhões. Foram aprovados R$ 357 milhões de emendas de bancada e R$ 150 milhões de emendas individuais, fora os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dos programas do governo, que também estão no orçamento de 2009.

Comoção
Um dia depois da chegada do corpo do prefeito Antonio Ivo em Santa Luzia, o sepultamento ocorreu sob comoção e acompanhado de centenas de pessoas que foram até o cemitério São Miguel para dar o último adeus ao gestor, que deu um tiro no próprio peito na última terça-feira. O vice-prefeito, Rodrigo Morais (DEM) tomou posse e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento

Quem será. . . ???
Uma aposta feita na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (17) no concurso 1031 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dono do bilhete - ou donos, em caso de bolão - vai receber um prêmio de R$ 19.067.463,74.Confira as dezenas sorteadas: 24 - 33 - 40 - 43 - 46 - 49

MPT X TJ
O Ministério Público do Trabalho vai citar o Tribunal de Justiça da Paraíba para pagar multa de R$ 566 mil por manter contratos irregulares com 150 estagiários. A informação foi confirmada pela assessoria do MPT.De acordo com o MPT, os contratos foram firmados com base em critérios de parentes ou amizade, “violando a regra do art. 37 da Constituição Federal”.

Assinatura de convênio
Um helicóptero, 190 bafômetros e mais R$ 9 milhões em recursos serão destinados pelo Ministério da Justiça à área da segurança na Paraíba. Tudo isso foi fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça, assinado pelo secretário de Segurança Pública, Eitel Santiago, e pelo ministro Tarso Genro.

Quase ditadura
Por uma ampla maioria, a Assembléia Nacional da Venezuela deu sua aprovação preliminar à proposta de emenda constitucional que elimina os limites de reeleição para o cargo de presidente. Os deputados deverão voltar a tratar do tema em janeiro. Depois de quase 12 horas de debate, a maioria do Parlamento, integrado quase totalmente por seguidores do presidente Hugo Chávez, concordou em modificar o artigo 230 da Constituição para permitir a reeleição indefinida do presidente da República. Só o partido Podemos, ex-aliado do governo, votou contra a proposta, e três deputados "dissidentes" do chavismo se abstiveram. Falta muito pouco para uma ditadura chavista se perpetuar na vizinha Venezuela.

File Under:

Quanto custa um vereador?

Pois bem, o Transparência Brasil fez um estudo que mostra que as Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo custam mais do que uma cadeira no Parlamento da Itália, França, Alemanha, Espanha, Portugal e Reino Unido.No Rio de Janeiro, por exemplo, o custo por cadeira é de R$ 5.905.890,68. Em São Paulo R$ 5.058.767,24. Na Itália o custo anual é de R$ 3.985.932,07.E olha que um estudo recente mostra que 90% da produtividade das Câmaras são irrelevantes.

File Under:

TSE adia para 2009 julgamento sobre o futuro do governador do Maranhão

Pedido de vista adiou análise sobre cassação do mandato de Lago. Relator do processo defendeu cassação do governador e vice.

Um pedido de vista do ministro Félix Fischer, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adiou para 2009 o julgamento sobre o futuro do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS). Ambos são acusados por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Em plenário, na noite desta quinta-feira (18), apenas o relator do processo, ministro Eros Grau, votou. Ele se manifestou a favor do recurso que pede a cassação do mandato do Lago e Porto. Entretanto, após o único voto, Félix Fischer pediu mais tempo para analisar o caso. Na ação, a coligação ligada à candidatura de Roseana Sarney (PMDB), que ficou em segundo lugar nas eleições para governador do estado em 2006, acusou o governador por captação de votos por meio da distribuição de cestas básicas a pescadores e também apontou que Lago teria criado convênio com a Associação dos Moradores do Povoado de Tanque com o objetivo de desviar dinheiro, distribuir combustível, reformar e construir casas na periferia. Em plenário, o advogado da coligação de Roseana, Heli Lopes Dourado, acusou o grupo liderado pelo então governador José Reinaldo de ter desviado R$ 806 milhões de convênios para a “compra de eleitores” para votarem em Jackson Lago. “Não se tem na Justiça eleitoral algo parecido. Tudo começa quando o governador José Reinaldo rompe a parceria de 30 anos com seus aliados (o grupo de Sarney)”, disse. Dourado acusou também que Reinaldo e Jackson Lago teriam “saído pelo interior do Maranhão” fazendo comício e assinando convênios. “A campanha de Barack Obama não custou o que custou a campanha no Maranhão”, completou o advogado. Para ele, se o TSE não acatar os argumentos está dando “uma cartilha de como fraudar eleição”.
File Under:

Bizarro: Chinês come cobras vivas enquanto toma cerveja

Ele disse que começou a devorar répteis para ganhar aposta.'A partir daí, fiquei viciado em comer cobras vivas', afirmou.

O chinês Wen Xide, de 41 anos, que mora na vila de Wangzhuang, tem alegado que, nos últimos dez anos, vem comendo cobras vivas enquanto toma cerveja, segundo a emissora a KUTV, afiliada da rede americana CBS.

Xide disse que começou a comer cobras para ganhar uma aposta feita com amigos. "A partir daí, fiquei viciado em comer cobras vivas", destacou ele, segundo o site da emissora Ananova. Wen Xide demonstrou seu hábito a jornalista. Na ocasião, ele comeu duas cobras vivas e tomou mais de uma garrafa de cerveja. "É um pouco malcheiroso, mas elas são muito saborosas", contou.
Para o médico Wang Tianming, o hábito de Xide é perigoso. Na sua opinião, ele pode sofrer infecções.

File Under:

Câmara Federal dá posse a Major Fábio e encerra via crucis de deputado do DEM

O deputado federal paraibano, Major Fábio Rodrigues (DEM), foi empossado na manhã desta sexta-feira (19) na titularidade do cargo em substituição ao deputado Walter Brito Neto (PRB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por infidelidade partidária.Ele foi efetivado no cargo no início da sessão de hoje, por volta das 9h30 horário de Brasília, assim que o presidente da sessão, deputado Ricardo Quirino, leu o expediente assinado pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), formalizando a substituição. Em discurso, Major Fábio declarou que vai atuar como a voz de segurança pública. Nenhum parlamentar da Paraíba estava presente, o que proporcionou uma cena bastante diferente do que se viu na posse de Walter Brito Neto (PRB), quando efetivado deputado no lugar de Ronaldo Cunha Lima (PSDB).
Desde de março deste ano, Major Fábio acompanhava com ansiedade o momento de ser efetivado no cargo. Walter Brito Neto vinha se mantendo no cargo por condescendência da Mesa Diretora da Câmara. Esta semana, o STF rejeitou recurso de Brito Neto e determinou posse imediate sob pena de responsabilizar o presidente da Casa em caso de desobediência.

File Under:

Zé Lacerda diz que Ayres Britto usou memorial de Cássio para questionar voto de Eros Grau

O memorial enviado pelo governador Cássio Cunha Lima (PSDB) questionando pontos apresentados para justificar a cassação do seu mandato foi usado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto e as perguntas, direcionadas ao relator, ministro Eros Grau. A declaração é do vice-governador José Lacerda Neto (DEM), também envolvido na ação.
As perguntas, treze ao total, tinham como intenção fazer com que Grau esclarecesse as argumentações que o levaram a confirmar a cassação do mandato de Cássio, como fez o TRE em julho de 2007.
Ainda segundo Zé Lacerda, o relator teria respondido apenas oito ou nove das perguntas.
Assim como fez o advogado Delosmar Mendonça, José Lacerda também não poupou o ministro Joaquim Barbosa, que protestou contra o pedido de vistas do ministro Arnaldo Versiani e deixou a sessão. Para o vice-governador, a atitude de Barbosa foi “destempero”, mas não cabe argüir suspeição contra o ministro

File Under:

Leia as Quentes de hoje (18) nas Faisqueiras

PEC dos vereadores é aprovada

O Plenário do Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (18), depois de longa discussão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/08, que cria 24 faixas para o número de vereadores de acordo com a população dos municípios. A Paraíba ganhará mais 167 novas vagas

Críticas
A resistência do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, em cassar o deputado Walter Brito Neto (PRB-PB) por ter trocado de partido- o chamado político infiel - foi contestada pelo suplente Major Fábio (DEM-PB) que espera apenas a decisão de Chinagila para assumir a cadeira na Casa. O Supremo Tribunal Federal decidiu na terça, por unanimidade, que Brito Neto se afaste do cargo e devolva o mandato ao DEM por desfiliação sem justa causa.

A pretexto
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reúne-se hoje (18) com a Mesa Diretora da Casa, para decidir o afastamento do cargo do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por infidelidade partidária. Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) recusou o último recurso contra a cassação do parlamentar. Com a decisão, Chinaglia deverá confirmar a cassação de Brito Neto e abrir a vaga para o suplente, Major Fábio (DEM-PB).
Rota de coalisão
O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Joaquim Barbosa, entrou em rota de colisão agora à noite com o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, e com o ministro Felix Fisher, durante o julgamento dos sete recursos sobre a decisão da Corte que cassou o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB). Para Joaquim Barbosa, a liminar concedida pelo TSE após ter votado pelo afastamento do governador foi "estapafúrdia". Britto refutou a acusação, mas Joaquim manteve o ataque ao tribunal. Já o ministro Felix Frischer disse, olhando diretamente para Barbosa, que nos doze anos em que atua como ministro "nunca estive metido em nenhuma tramóia".

Revolta

Advogado habilitado no processo pelo PCB, partido autor da ação do Caso Fac na Paraíba, Marcelo Weick acusou os advogados de defesa do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) de montarem um verdadeiro “circo” na sessão de ontem no Tribunal Superior Eleitoral. “Extrapolaram os limites da ética. Fizeram um circo para confundir e contrataram de última hora um ex-ministro (Peçanha Martins) para dar gritos no Tribunal. Amércio Gomes de Almeida não tinha procuração sequer para estar ali como advogado do PCB”, disse Weick.

Expectativa
Depois do pedido de vistas feito na sessão de ontem, a expectativa quanto ao julgamento dos embargos contra decisão que cassou mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) recai sobre o gabinete do ministro Arnaldo Versiani. O gabinete do ministro não confirmou nesta quinta-feira (18) que Versiani já tivesse declarado que só voltaria em fevereiro, assim como afirmou o jornalista Ricardo Noblat. Advogados do senador José Maranhão (PMDB) agem para que a matéria ainda seja enfrentada este ano. Advogados do governador Cássio Cunha Lima não vêem possibilidade dos sete embargos serem revistos em menos de dois dias.

Situação difícil
O relator do processo sai da sessão com situação complicada porque ficou evidente que ele induziu o TSE ao erro porque não soube explicar nenhum dos questionamentos feitos pelo presidente Ayres de Brito que acompanhou seu voto e agora deve rever.
Na Torrelândia, tem gente que vendo coisas assim ainda diz: a pressa é a inimiga da perfeição.
Cássio comandou sua defesa
Justiça seja feita: mesmo com um naipe de advogados do melhor nível, foi o governador Cássio quem, pessoalmente, reverteu a tendência do Tribunal mostrando um a um dos ministros que
houve indução ao erro do TSE. O último e decisivo encontro aconteceu ontem (17), no inicio da tarde. Na pauta: "os dados processuais do Caso FAC - ponto por ponto: programa dos cheques, prazo de validade, amparo legal, dotação orçamentária, vice náo produziu provas, etc".
Reação entre maranhistas
O Natal e Ano-Novo do senador José Maranhão e aliados não serão mais de animação total como estava programado depois do resultado desta quarta-feira.
O clima de euforia foi substituído pela tristeza na cara das pessoas.
Posse prevista
A cerimonialista Dada Novaes teria ligado ontem para a Assembléia Legislativa já tomando providencias da posse programada para esta quinta-feira - o que não acontecerá.
Última
“O que tiver de ser/ será...”

File Under:

PB ganhará helicóptero e 190 bafômetros

O Ministério de Justiça investirá R$ 2,46 milhões em equipamentos de segurança pública para a Paraíba, que serão distribuídos entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Governo do Estado. Serão 190 etilômetros (bafômetros) e um helicóptero, que devem chegar ao Estado no primeiro semestre de 2009, conforme a assessoria de comunicação do órgão.
Os convênios para a aquisição dos aparelhos foram assinados na última terça-feira, em Brasília, entre o ministro Tarso Genro, governadores e secretários de Segurança Pública de todo o País. Cento e dez motoristas já tiveram suas carteiras de habilitação apreendidas por dirigirem alcoolizados na Grande João Pessoa, de acordo com estatísticas da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
Segundo o sub-comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Grande João Pessoa, capitão Genival Júnior, a chegada dos etilômetros é mais que aguardada pelo órgão, que atua com os equipamentos emprestados pela PRF. Ele disse que as fiscalizações, que por enquanto estão suspensas por causa da falta dos etilômetros, são prejudicadas por isso e que o ideal seria 10 etilômetros para atender a área coberta pelo órgão
File Under:

Postura e desafios diante da Midia Nacional

Quem estava em João Pessoa, como de sorte em outras cidades do estado, pode testemunhar a festa promovida por aliados do governador diante da decisão do TSE. Direito de muitos com suas razoes, mas tomara não tripudiem.
A bem da verdade, algumas premissas precisam ser respeitadas, sobretudo, porque o processo ainda demanda outros momentos importantes, portanto, nada acabou.
Segundo, nunca a humildade deixou de ser principal conselheira indispensavel para os momentos de recomposição de animo e perspectiva.
Agora, o governador vai precisar enfrentar de cara a Mídia Nacional, responsável pela construção de uma má imagem de Cássio por conta dos valores expostos em torno da cassação.
Figuras nacionais como Ricardo Noblat, Janio de Freitas, Roberto Pompeu de Toledo e tantos quanto existentes precisam ser abordados de frente, com civilidade, para dirimir de vez a imagem de político retrógado evidenciada por eles.
- Ele distribuiu 35 mil cheques ou não?- Houve ‘farra’ privilegiando benesses generosas a amigos?- Venceu a eleição por conta dos cheques a FAC?- Havia amparo legal e dotação orçamentária ou não?- E qual a realidade concreta do Governo e os índices sociais?
Se responder a perguntas obvias como essas, com convencimento, somente assim poderá recompor tanto espaço perdido e implodira a impressão de que forças externas mexeram com o Tribunal, quando na prática essa condição existira na fase anterior.

File Under:

Relator pode ter levado TSE a cometer erro

Induzido pelo Ministério Público Eleitoral da Paraíba e do TSE, o ministro insistiu com o argumento de que o programa não tinha dotação orçamentária nem lei especifica – algo também fácil de ser comprovado, segundo decisão unânime do Tribunal de Contas atestando essa condição – situações essas que suscitaram dúvidas dos ministros sobre o teor das teses encaminhadas pelo relator.
Ficou comprovado, pelos argumentos do próprio presidente Ayres de Brito, que havia confiado no voto do relator - condiçao essa desfeita na sessão desta quarta-feira deixando o relator constrangido diante de contestacões sem argumentos convincentes.
A sintese, para o leigo geral: Cássio foi cassado porque Eros Grau, como relator acompanhou o MPE, dizendo que o governador tinha distribuido 35 mil cheques sem dotaçao orçamentária, sem lei especifica e em periodo proibido.
Resultado: o programa não existiu na fase proibida, o TCE comprovou que havia dotação orçamentária, lei especifica e o governador não entregou cheque algum, de onde se conclui que o TSE foi induzido ao erro e pode rever sua decisão.
A Paraíba pode ter novo rumo político a partir de agora.

File Under:

Cássio diz que renova confiança na justiça e aposta: ‘premissas equivocadas’ serão reavaliadas

O governador Cássio Cunha Lima declarou ao portal WSCOM Online nesta quarta-feira 17 que já apostava na reavaliação de “premissas equivocadas” – com as quais o Tribunal Superior Eleitoral teria decidido pela cassação de seu mandato no dia 20 de novembro.
- Nunca me faltou convicção de que, de forma serena e com isenção inerente à natureza do Tribunal, as premissas equivocadas que redundaram na decisão do último dia 20 passariam a ser reavaliadas, disse Cunha Lima.
O governador disse ainda que recebeu com serenidade a decisão do TSE, que julgamento dos embargos de declarações para reavaliar o processo.
- Renovo minha absoluta confiança na justiça e nos eminentes ministros da corte, acrescentou Cunha Lima, que também agradeceu “manifestações de solidariedade de toda a Paraíba”.
Para o governador, “há ainda um longo caminho a percorrer, mas com a graça de Deus a justiça vai prevalecer”.
File Under:

Advogado do PCB reage a pedido de vistas: ‘foi manobra protelatória a pedido do governador’

O advogado Ivan Pinheiro, que faz a defesa do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Caso FAC, reagiu com indignação ao que ele chamou de ‘manobra protelatória’ quando, na sessão desta quarta-feira, o ministro Arnaldo Versiani pediu vistas dos embargos, anunciando seu voto apenas para fevereiro de 2009.
“É lamentável. Os ministros tiveram tempo suficiente pra analisar o processo. O Tribunal está em sessão permanente até sexta-feira e o ministro podia ter pedido vistas para até a sessão de hoje. O que nós vimos ontem foi uma manobra protelatória na qual se deu bem o governador”, disse.
Ontem, os sete embargos interpostos à ação foram levados ao pleno do TSE. O pedido de vista aconteceu no terceiro embargo. “O do PCB já havia sido desconhecido pelo Tribunal. Eu fui à tribuna para perguntar ao ministro se ele se referia ao processo do PCB, porque, se fosse, nós iríamos abrir mão do embargo ontem mesmo, para evitar manobra protelatória”, argumentou.
O PCB, que defende a cassação do governador, discorda da posse do segundo colocado (no caso, o senador peemedebista José Maranhão), e vai aguardar o retorno das atividades forenses para o desfecho desta questão. “Continua mais um capítulo dessa novela de mau gosto. Queremos lamentar e nos solidarizar com o ministro Joaquim Barbosa, que afirmou – e nós concordamos integralmente – que essa demora no julgamento é uma das coisas que desmoraliza o Poder Judiciário, e se retirou do plenário, impedindo o quorum das votações seguintes”, completou o advogado.
Para Ivan Pinheiro, o que ocorreu foi um esquema de advogados interferindo no julgamento, com o tribunal favorecendo advogados com mais status entre os ministros.
File Under:

Ministros divergem em sessão e Versiani pede vistas dos embargos contra cassação

O Ministro Arnaldo Versiani pediu vistas e adiou na noite desta quarta-feira (17) julgamento de embargos de declaração contra decisão que cassou mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Antes de pedido de vistas, o ministro Eros Grau, relator dos processos, negou todos os embargos, alegando para a maioria deles de que as alegações não passavam de repetições das teses já discutidas quando da cassação do governador no TSE. Uma observação do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, acabou, no entanto, provocando pedido de vistas. Ayres de Brito refez perguntas a respeito da existência de lei e dotação orçamentária para o programa da FAC. E ainda sobre a produção de provas por parte do vice-governador José Lacerda Neto (DEM). Sob o protesto do ministro Joaquim Barbosa, Versiani, que havia votado pela cassação de Cássio, achou por bem analisar os embargos em outra ocasião. Barbosa chegou a criticar a Corte pela suspensão do julgamento. E bateu-boca com o ministro Feliz Fisher. “Isso é um absurdo jurídico.Temos que dar respostas à sociedade”, declarou após o voto de Feliz Fisher. Foi a gota d’água. “Sou ministro há doze anos e não admito que meu voto seja colocado sob suspeita por uma tramóia”, declarou. Ayres Brito colocou o pedido de vistas em votação e a Corte, com exceção do voto de Joaquim Barbosa, votou pelo adiamento. O TSE encerra suas atividades este ano no próximo dia 19.

Clickpb

File Under:

Governo divulga teor da carta deixada pelo prefeito Antonio Ivo a Cássio

A imprensa teve acesso à carta deixada pelo prefeito de Santa Luzia, Antonio Ivo, ao governador Cássio Cunha Lima. Em trechos do documento, ele admite que tinha tomado a decisão de suicidar-se há algum tempo, estava consciente de que era um ato extremo, mas precisava se livrar de um 'fardo pesado'.
Ele também diz que Cássio vai triunfar sobre farsas montadas com a intenção de prejudicá-lo, e que ele vai superar essa 'luta desigual' pela grandeza de seu governo.
Veja, a seguir, a íntegra da carta, ou clique aqui para ver a versão manuscrita:
"Cássio,
Que Deus esteja com você. Muita serenidade para enfrentar essas atribulações, é o que desejo. A verdade vai aparecer e toda a trama que foi montada para prejudicar você e o seu governo haverá de ser desmascarada. A verdade triunfará.
Caro amigo, chega. A vida se tornou um fardo muito pesado para mim. Não posso mais adiar uma decisão tomada já há algum tempo. É uma decisão extrema, estou consciente. Calmamente parto para este salto no escuro. É chegado o momento. Estou partindo rumo ao desconhecido, espero que Deus, o meu Deus, tenha piedade de mim, tenha compaixão do meu espírito.
Cuidei dos outros e esqueci de cuidar de mim e da minha família. Ao longo da vida, cometi erros ou fui levado a cometer erros, é verdade, mas não agi por maldade ou má-fé. Lutei sempre de peito aberto, acreditando nas pessoas, mas nem todas mereciam.
Espero ser lembrado pelo que fiz de bom e o que fiz pelas pessoas, como médico e como político. Que a lembrança que porventura tenham de mim seja pelo que fiz até ontem e não pelo ato de hoje. Lamento não ter podido fazer mais pelos mais necessitados.
Que a lembrança de mim seja um alento na vida dos que sofrem e na esperança dos que buscam uma vida plena, com saúde, com honra e com dignidade.
Ao amigo, um forte abraço. Tudo vai dar certo, a luta será difícil e desigual, mas você vencerá. A Paraíba sabe o que você fez; os que mais precisam sabem a grandeza do seu governo.

Amigo,

Abraços
Antonio Ivo"
File Under:

Leia as quentes de hoje (17) nas Faisqueiras

Barrado
O ex-ministro do governo FHC José Jorge ganhou, mas não vai levar: ele venceu Leomar Quintanilha por 41 votos a 34, ontem, no Senado, para vaga de ministro do Tribunal de Contas da União, mas a orientação do presidente Lula já era conhecida mesmo antes do resultado da votação. É que o governo decidiu rejeitar a indicação de José Jorge na Câmara dos Deputados, onde o governo tem maioria mais confortável.
Achado e devolvido
Uma menina de 5 anos, moradora de Ilhota (SC), uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o estado em novembro, encontrou R$ 20 mil escondidos na manga de um casaco de couro e pele. A família dela recebeu o casaco como doação, depois de perder a casa em que morava. A criança brincava com a peça quando teve a surpresa.O avô da menina, Daniel Manoel da Silva, de 58 anos, resolveu devolver o dinheiro e foi atrás do doador, que seria morador de Concórdia (SC)
Condenada por traição
A atriz sul-coreana Ok So-ri sai de julgamento em Goyang, perto de Seul, nesta quarta-feira (17). Uma das celebridades mais famosas do país, ela foi condenada a oito meses de prisão por adultério. A atriz admitiu ter tido um caso extraconjugal com um cantor pop, mas tentou que a Justiça aceitasse sua petição, na qual afirma que a lei que criminaliza o adultério viola os direitos humanos. Seu pedido foi negado
Pavimentação
O Governo do Estado conta com recursos, na ordem de R$ 300 milhões, para serem aplicados em 2009 em obras de pavimentação e recuperação de rodovias na Paraíba. Com o processo bastante adiantado para a liberação do dinheiro, a programação da Secretaria de Infra-Estrutura prevê que, pelo menos, mil novos quilômetros serão contemplados em todas as regiões do Estado, a partir do próximo ano. "Nossa expectativa é de que os novos recursos para esta nova etapa do Programa Novos Caminhos estejam disponibilizados já no início de 2009", informa o secretário Francisco de Assis Quintans, da Infra-Estrutura do Estado.
Momento difícil
Pouco antes de deixar o velório do prefeito de Santa Luzia, Antonio Ivo, na Assembléia Legislativa, o governador Cássio Cunha Lima proferiu palavras para externar a perda que causou a morte do ex-deputado. “Ivo foi um grande aliado, uma pessoa de grandeza interior, que cuidava mais dos outros que dele mesmo”, disse. Cássio relatou que não só Santa Luzia, mas toda a Paraíba perde com a morte de Ivo.
Julgamento
Confirmado. O Conselho Nacional de Justiça cassou ontem à noite (16), por unanimidade, a aposentadoria do desembargador paraibano Marcus Souto Maior, afastado do cargo para responder por ações penais e de improbidade administrativa. Com a cassação da aposentadoria, os processos prosseguem no STJ. Um deles, inclusive, a ação penal 477, será julgada hoje.
De volta para casa
O primeiro-ministro britânico Gordon Brown disse nesta quarta-feira (17) durante entrevista em Bagdá, durante visita surpresa, que as tropas britânicas vão deixar o Iraque até 31 de maio de 2009.O premiê desembarcou para uma visita surpresa, um dia depois da decisão do governo do Iraque de fazer com que todas as tropas estrangeiras, com exceção das americanas, deixem o país até junho de 2009.
Rádio de Sarney antecipou ato do TSE
Desde as 15h desta terça-feira a rádio Mirante, em São Luis (MA), vem anunciando o adiamento do julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral do pedido de afastamento do governador Jackson Lago. Seis horas depois, no plenário do TSE, o presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, anunciou formalmente o adiamento do julgamento. A rádio Mirante é do grupo Sarney e o apresentador que anunciou várias vezes o adiamento do julgamento foi Geraldo Castro, no programa Abrindo o Verbo. Tem gente do TSE previlegiando determinados grupos políticos.
File Under:

Comissão aprova propostas que acabam com a reeleição

Em meio a bate-boca, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou ontem, em votação simbólica (sem registro nominal de votos), parecer do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) sobre mais de 60 propostas que tratam, principalmente, do fim da reeleição e do tempo de mandato no Executivo e no Legislativo.Apesar de os 60 textos reunirem diversas propostas, o relator e a maioria dos deputados defendem o fim da reeleição com o estabelecimento do mandato do presidente, governadores, prefeitos, vereadores e congressistas em cinco anos (deputados ganhariam um ano de mandato; senadores perderiam três).

Folha de SP

File Under:

FAC: TSE retoma hoje à noite, a partir das 19hs, julgamento de embargos

O Tribunal Superior Eleitoral retoma na noite desta quarta-feira (17), a partir das 19hs, em sessão extraordinária, o julgametno dos sete embargos interpostos com a finalidade de reformar decisão do TSE que cassou o mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB).Os embargos estavam na pauta de ontem, mas o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, resolveu adiar alegando prioridade de julgamento das ações de impugnação de registro dos candidatos eleitos no pleito de 2008.O ministro Eros Grau, relator dos embargos, declarou que estava pronto para apresentar seu voto. O TSE deve enfrentar ainda recurso contra expedição do diploma do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT). Até o início do recesso, marcado para o dia 20, o TSE realizará ainda três sessões, contando com a de hoje.
File Under:

'Sapatada' em Bush deixou secretária de Imprensa com olho roxo

Dana Perino bateu rosto em um microfone.Ela se machucou quando jornalista jogou sapato no presidente dos EUA.
Dana Perino, a secretária de Imprensa do presidente norte-americano, George W. Bush, exibe hematoma abaixo do olho ao falar com a imprensa. Ela bateu o rosto em um microfone quando um jornalista iraquiano atacou Bush jogando sapatos sobre ele. (Foto: AFP)
File Under:

Antonio Ivo deixa carta para Cássio,cujo teor será revelado; governador processará Sistema Correio

EXCLUSIVO - O prefeito de Santa Luzia, Antonio Ivo, antes de se suicidar, ontem, produziu algumas cartas para familiares e uma delas foi endereçada ao governador Cássio Cunha Lima. O portal WSCOM Online teve acesso a uma informação policial dando conta que até o final da tarde o teor do documento poderá ser revelado. Fontes do Governo asseguram que o chefe do executivo vai processar o Sistema Correio por “acusação de que, antes de se matar, ele teria ameaçado o Governo com novo escândalo”.
De acordo com as fontes, Antonio Ivo deixou varias várias para membros da família. “De fato procede a informação sobre os documentos, entretanto, não posso falar de seu conteúdo porque desconheço, uma vez que as cartas estão com a Policia Cientifica”.
Sobre a reação do Governo ao Sistema Correio, Alta Fonte informou que “mais uma vez eles vão ter que responder na Justiça por esse excesso de irresponsabilidade”. E arrematou:
- Não é admissivel que até mesmo numa hora de tanta dor se queira tripudiar de uma figura tão digna produzindo inverdades cavilosas em nome do mal - concluiu.
Mais detalhes daqui a pouco.
File Under: