Haddad diz que Lula já escolheu Dilma para sucedê-lo em 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já definiu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata do governo à sua sucessão em 2010. Perguntado se a opção de Lula por Dilma estava tomada, Haddad, que também é apontado como potencial candidato, respondeu que sim. "A minha percepção é que a questão está decidida", declarou.

Para o ministro da Educação, a escolha de Lula deve ser respeitada pelo PT e também por outros partidos aliados. "Penso que a opinião dele pesa muito e deve ser considerada profundamente por qualquer partido", ressaltou.

Pesquisa de opinião do Instituto Sensus divulgada na última segunda-feira mostra, no entanto, que a ministra aparece nos últimos lugares nas simulações de primeiro turno e que perderia para o PSDB nos cenários de segundo turno.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, declarou em entrevista ao jornal Zero Hora que a colega de ministério e de legenda não tem militância no partido e que o candidato à sucessão do Lula deve ter o crivo do PT.

Haddad descartou uma candidatura no Congresso e disse não cogitar nenhum outro cargo eletivo. "Não há a menor possibilidade de isso acontecer", destacou, dizendo não ter "o perfil" para a função de parlamentar. A amigos, tem dito que pretende dar continuidade à carreira acadêmica depois de deixar o Executivo.

informações da Reuters

File Under:

0 comentários: