Pombal: embate na Justiça Eleitoral; coligação pede proibição de pesquisa do Correio

Ao constatar irregularidades, denunciadas pelos Advogados da coligação “Pombal para todos”, da candidata Polyana Feitosa (PT), na divulgação da pesquisa eleitoral, publicada na última quarta-feira (17), pelo Jornal Correio da Paraíba, a Juíza eleitoral, Daniela Falcão, concedeu liminar, nesta quinta-feira (18), obrigando ao instituto Perfil e o jornal a só divulgarem os dados, com todas as informações necessárias a dar credibilidade à publicação.

Na Representação apresentada pela coligação, contra o instituto e o jornal, os representantes jurídicos da coligação de Polyana, alegaram a falta da informação da margem de erro da pesquisa, obrigatório pelo Artigo 5º, Inciso II, da Resolução 22.623 do TSE.

Para eles, o veículo de comunicação não poderia ter publicado os números, sem a margem de erro, que era de 4,88%, para mais ou para menos, provocando um “empate técnico” entre as duas candidatas.

Outro ponto questionado pela autora da ação, e acatado por Daniela Falcão, foi o de que não foi informado o número de eleitores entrevistados em cada localidade, como aconteceu com a pesquisa do instituto Consult/Jornal da Paraíba.

A Magistrada deu prazo de 48 horas, para que o Perfil e o Correio apresentem defesa da representação, que ainda terá o mérito julgado, podendo resultar em aplicação de multa, pela irregularidade na divulgação.

informações da Liberdade FM

File Under:

0 comentários: