90 municípios brasileiros têm mais eleitores que habitantes; na PB são três

Os municípios de Parari, Quixabá e Cajazeirinhas, na Paraíba, estão inseridos na lista de noventa cidades brasileiras que possuem mais eleitores do que habitantes. Isso significa que, no dia 5 de outubro, poderá ser grande a movimentação nessas cidades, de pessoas que viajarão apenas para votar nos candidatos a prefeito e vereador.
Parari é o município paraibano com a maior diferença entre eleitores e habitantes. São 1.283 habitantes, e 1.516 eleitores, o que significa que 233 eleitores não moram mais no município. Quixabá é a segunda cidade paraibana com a maior disparidade. O município tem 1.472 habitantes, e 70 eleitores a mais, somando 1.542 registrados na Justiça Eleitoral. Em Cajazeirinhas, na região de Pombal, apesar da cidade ter o maior número de habitantes (3.141), tem a menor 'evasão' de eleitores. Apenas 45 não residem no município, já que o número de eleitores registrados lá é de 3.186.

Rio Grande do Norte - O município de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, a 380 quilômetros de Natal, deve viver um pequeno fenômeno migratório no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais. É que a cidade de 5.728 habitantes tem 7.162 eleitores aptos a votar em 2008. O eleitorado do município, medido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é 25% maior que a estimativa populacional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana. Com 1.434 eleitores a mais que a população, Severiano Melo é o primeiro da lista de 90 municípios revelada em levantamento feito pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que aponta as cidades com divergência entre os números de eleitorado e estimativa populacional.

File Under:

0 comentários: