Brasil e Mundo: confira as dez principais notícias de hoje

1. Chegou a hora do "espetáculo do crescimento"?.A notícia de que o PIB brasileiro no segundo trimestre cresceu 6,1% sobre igual período de 2007 levou os jornais a se perguntarem se, enfim, está aparecendo o "espetáculo do crescimento", termo cunhado pelo presidente Lula e que era visto com certa resistência. Para o Correio Braziliense, o espetáculo está aí. "Nem o mais otimista dos analistas esperava tanto", diz o jornal. Segundo o Valor Econômico (para assinantes), nem mesmo a decisão do Copom de elevar a taxa básica de juros para 13,75% ao ano, ontem, fez os economistas reduzirem suas projeções para o crescimento do PIB do ano que vem, que deve ficar em 3,5%. Em artigo à Folha (para assinantes), o economista Paulo Nogueira Batista Júnior afirma que "brasileiro desconfia de boa notícia, mas a economia melhorou".
2. A tensão na Bolívia só aumenta. O presidente Lula deveria estar com o sorriso largo após a notícia de que a Petrobras confirmou a existência de quatro bilhões de barris de petróleo numa área da Bacia de Santos. Mas, nesse campo energético, a Bolívia é quem capitaliza negativamente as atenções. A explosão de um gasoduto no sul do país vizinho, por opositores do presidente Evo Morales, obrigou a um corte de 10% do fornecimento de gás para o Brasil. Segundo o Estadão, as perdas deverão superar US$ 100 milhões até que se repare o duto, daqui a cerca de 20 dias. Para piorar, Morales decidiu expulsar do país o embaixador americano, Philip Goldberg, acusando-o de simpatizar com golpistas. E o jornal boliviano La Razón, em editorial, afirma que só negociadores internacionais podem reabrir um diálogo entre Morales e os opositores. "Os históricos mediadores nacionais (como a Igreja Católica) estão desqualificados”. Lula se dispôs a mediar o conflito, mas a proposta não foi muito bem recebida por nenhuma das partes.

3. Lula quer vice do PMDB para Dilma em 2010, diz Valor. A ministra Dilma Rousseff é a candidata natural do presidente Lula para sucedê-lo depois de 2010, ninguém mais discute. Agora o Valor Econômico (para assinantes) põe em discussão quem pode ser o vice. Segundo o jornal, Lula trabalha para convencer o PMDB a compor a chapa do governo, mas as lideranças do partido acham muito cedo fechar questão sobre a campanha presidencial. A lista dos pemedebistas preferidos de Lula inclui os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e os governadores Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) e Paulo Hartung (Espírito Santo).

4. Protógenes e Abin: uma relação mal explicada. O delegado federal Protógenes Queiroz, que comandou boa parte da Operação Satiagraha, será acusado de falso testemunho à CPI dos Grampos, por ter afirmado que não houve participação de agentes da Abin na operação. Quem o acusa são os advogados de Hugo Chicaroni, assessor de Daniel Dantas que teria tentado subornar outro delegado da PF. Segundo o Globo, a situação de Protógenes se complicou porque o diretor afastado de Contra-Inteligência da Abin, Paulo Pinto, disse aos parlamentares que cedeu 56 funcionários para Protógenes, a um custo de R$ 250 mil. A cortina de fumaça nesse episódio ainda continua forte...

5. Minc bate o pé e exige diesel mais limpo já em 2009. Após receber críticas, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou ontem que não vai fazer nenhum acordo com as montadoras nem com a Petrobras para adiar a exigência de reduzir a emissão de poluentes por veículos movidos a diesel. Na semana passada, o governo teria chegado a um acerto com as duas partes para que fosse usado um diesel com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre a partir de 2012, e não a partir do ano que vem, como prevê uma resolução de 2002. Hoje se utiliza, nas regiões metropolitanas, diesel com 500 ppm de enxofre. Minc disse que os infratores serão punidos, mas a Folha (para assinantes) informa que a resolução não especifica as penalidades que podem ser aplicadas. E as montadoras já disseram que não terão como cumprir a exigência em 2009.

6. Supremo manda soltar tropa de choque do PCC. O Ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto concedeu habeas corpus a nove integrantes da chamada tropa de choque do Primeiro Comando da Capital (PCC), que planejava invadir um presídio e libertar 1.279 presos. A decisão de Britto não teve um motivo escuso nem pode ser tachada de favorecimento ao crime: os bandidos foram soltos porque estavam havia quatro anos na cadeia sem que nem a fase de coleta de provas do processo estivesse concluída, informa o Estadão. O ministro diz que o motivo de tanto atraso não foi nenhuma concessão a ações protelatórias dos defensores dos réus, mas porque não havia escolta policial à disposição para levar os presos com segurança do presídio ao tribunal.

Mundo 7. 11 de Setembro: um olhar sobre o que se foi. O The New York Times traz uma interessante galeria de fotos para relembrar os sete anos do maior atentado terrorista da história. Nada das cenas trágicas daquela manhã de 2001. O jornal mostra fotos em que aparecem ao fundo as torres gêmeas do World Trade Center, tiradas em 1978, e imagens atuais, dos mesmos lugares. "O que nós vemos agora é o que não está mais lá", referindo-se à falta que os prédios atingidos por aviões fazem na paisagem de Nova York e no olhar dos leitores. Vale a pena conferir.

8. Rússia nega que vá anexar a Ossétia do Sul. A Rússia deu uma mostra de que não quer mais muita confusão decorrente do conflito com a Geórgia sobre as províncias rebeldes da Ossétia do Sul e da Abkházia. Foi só o líder ossetiano Eduard Kokoity dizer que seu estado iria se integrar à Federação Russa que o governo de Dmitry Medvedev rechaçou com veemência a idéia, diz o britânico The Times. "A Ossétia do Sul não está querendo se unir a ninguém. Eles são um estado independente", disse o chanceler russo, Sergey Lavrov. Segundo o jornal, uma aceitação da Rússia "provocaria uma forte reação da Geórgia, dos aliados americanos e de outras nações preocupadas com o redesenho do mapa da região do Cáucaso".

9. Aviões russos chegam à Venezuela para exercício militar. Não bastasse a Bolívia causar dor de cabeça agora, a Venezuela de Hugo Chávez está sempre disposta a causar incômodos aos EUA. Desta vez são dois aviões bombardeiros russos que chegam ao país para fazer exercícios militares conjuntos no litoral caribenho. Segundo a BBC Brasil, "o anúncio colocou o governo dos EUA 'em observação' e trouxe à tona a discussão sobre o relançamento da disputa geopolítica entre EUA e Rússia na América Latina". É a primeira vez, desde o fim da Guerra Fria, que os russos realizam operações desse tipo na região.

10. Kim Jong Il se recupera de derrame. A saúde do ditador norte-coreano Kim Jong Il não está mesmo boa, mas ele ainda tem controle sobre o país. É o que diz, segundo o The Washington Post, um oficial sul-coreano que teve acesso a ele nos últimos dias. Jong Il, de acordo com ele, teve mesmo um derrame, mas está se recuperando e é capaz de se comunicar. O estado do ditador preocupa principalmente os EUA, pois se teme que sua saída do governo poderia desencadear uma crise política num país já turbulento demais, onde não há uma política clara de desmantelamento do arsenal nuclear
File Under:

0 comentários: